Teatro Sesi recebe culto à música popular brasileira nesta terça

Maíra Lemos, Olívia Bayer e Gilberto Correia são as atrações do ‘Palco’

Postado em: 10-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Teatro Sesi recebe culto à música popular brasileira nesta terça
Maíra Lemos, Olívia Bayer e Gilberto Correia são as atrações do ‘Palco’

Guilherme Araujo*


Continua após a publicidade

Três artistas são as atrações do projeto Palco-Festival e Mostra de Música Brasileira, que ocorre, nesta terça-feira (10), no Teatro Sesi Goiânia. As apresentações fazem parte da programação de férias do espaço e trazem ao palco shows das cantoras Maíra Lemos, Olívia Bayer e a participação de Gilberto Correia. 

A série de concertos ocorre dentro do programa Terça no Teatro, cujo projeto Palco – Festival e Mostra de Música Brasileira integra sua essência. A realização é da Associação dos Cantores e Compositores do Estado de Goiás, apoiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Estadual. 

Diante do enaltecimento exclusivo de cantores regionais e do fomento à produção da música brasileira, Gilberto Correia, que além de atração é um dos responsáveis pela coordenação do projeto, explica que o objetivo é valorizar a qualidade da música dentro de cada vertente.

“Discordo quando dizem que a produção atual de MPB é pífia, é ruim. Tem-se produzido muita coisa boa, têm surgido artistas excelentes e temos conseguido nos recolocar”. Segundo ele, a internet é primordial neste processo, apresentando-se como um agente muito positivo para a divulgação de novas vozes e estilos. “Trata-se de um canal mais democrático para expor seu trabalho”, diz. 

O projeto, que vem da década de 1980, quando ainda ocorria em edições intercaladas, já trouxe ao palco grandes nomes da música popular brasileira. Para a edição desta terça-feira, de acordo com Gilberto, a expectativa gira em torno de construir uma noite inesquecível e que lance luz sobre a cultura local. “A expectativa é expandir os nossos palcos. Começamos na Praça Universitária, mas já fizemos também nos Teatros Sesi, Sesc e Centro Cultural Jatobá”.


Afirmação

“O cenário está da forma atual há muitos anos. Sempre tivemos muita dificuldade de levar a música popular brasileira além”, pondera o coordenador do projeto em uma avaliação da cena contemporânea. “Hoje, não vejo um conhecimento profundo sobre estas produções, mas temos conseguido levar paralelamente esses problemas usando bem as leis de incentivo à cultura e conseguido importar estes shows também a projetos em escolas, por exemplo, de uma forma tranquila e inteligente”, explica. 

Em um processo que segundo Correia abriu suas portas para as mais plurais ramificações dos gêneros musicais, o projeto Palco passou a incorporar a música instrumental, o pop, o rock e até a fusão destes dois – o pop rock –, em uma proposta que pensa o que se ouve e se classifica como música popular brasileira, em um conceito muito amplo. 

Dezenas de artistas de Goiás já participaram da iniciativa, em cartaz já há seis anos ininterruptos e que leva para além de Goiânia, shows a diferentes cidades do Estado em novas escalações a cada edição. Desta vez, quem sobe ao palco são as cantoras Maíra Lemos e Olívia Bayer, interpretando música popular de compositores goianos e outros consagrados em todo o País.


Atrações

Na estrada desde criança, Maíra Lemos tem um histórico invejável: com diversos CDs lançados, a artista faz sucesso entoando suas canções em bares e casas noturnas da cidade. Foi ainda aos 7 anos que fez sua primeira aparição em rede nacional, no programa Domingão do Faustão. Além disso, a cantora participou do reality Fama 2, também na TV Globo, conseguindo ser uma dos quatro grandes finalistas.

“Maíra para mim é uma das maiores cantoras que temos no Estado. É muito intuitiva, afinada. E vem desenvolvendo um trabalho, desde criança, que só se destaca ao longo do tempo”, avalia Gilberto. Além de gravar programas do mais alto escalão das grades de programação da TV, como Xuxa, Raul Gil e outros de grande repercussão, Maíra lança o mais recente CD, Pra Que Você Entenda, criação que transmite todo um senso de emoção ao cantar em boas doses de romantismo.

Olívia Bayer, por sua vez, é cantora nascida em uma família de músicos. Cresceu como boa ouvinte do samba e MPB tocados pelo avô, músico amador, e o tio Lucimar – este, por sua vez, profissional. Foi ainda em Porangatu, sua cidade natal, que iniciou os estudos vocais no Canto Coral da Igreja Matriz da cidade, tendo estudado violão até quando se mudou para a Capital, há 11 anos. 

Já em Goiânia, participou de vários festivais como o Canta Cerrado, promovido pelo Sesi, tornando-se atração confirmada em shows em casas noturnas, bares e outros espaços de todo o Estado. Para Gilberto Correia, a escolha dos dois nomes só tem a acrescentar. “Olívia tem uma linha mais rock, pop internacional, mas vem trabalhado um viés mais nacional. Tanto que foi inserida em função dessa nova busca dela. Nós, sem radicalismos, buscamos abrir espaço para essa nova cultura. E, juntar novatos, iniciantes, a veteranos, é algo muito agregador”, finaliza Correia.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE


SERVIÇO

Show: Projeto ‘Palco’ com Maíra Lemos e Olívia Bayer

Direção musical: Gilberto Correia

Quando: 10 de julho (‘Terça no Teatro’)

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia)

Entrada: doação de 2kg de alimentos ou um livro literário

Mais informações: (62) 3269-0800

 

Veja Também