13 de novembro de 2018 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
TEATRO
08/11/2018 | 06h00
‘Maria Bonita Flor de Mandacaru’ circula a partir de hoje
Peça foi feita para ‘quebrar tradicionalismo do teatro de bonecos’: bonequeiro se disfarça ou não é visto

A Cia. Teatro do Maleiro, com o seu característico teatro de bonecos, apresenta o espetáculo Maria Bonita – Flor de Mandacaru para a comunidade de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. A primeira exibição da peça é nesta quinta-feira, (8) no Madre Germana, em Aparecida de Goiânia. Na sexta-feira, (9) os moradores do setor Vera Cruz recebem os bonecos. Por fim, a Escola Betesda Jardim Esperança de Anápolis, no dia (20), irá conhecer a história épica do nordeste brasileiro. A entrada é gratuita.

Misto de aventura, diversão e romance é a síntese desse espetáculo, uma mistura de ficção e realidade. Maria Bonita Flor de Mandacaru traz o teatro de animação para contar a história de vida do Lampião, rei do cangaço, e de sua amada Maria Bonita. Tendo o sertão como contexto, a flor de Mandacaru se lança em uma épica aventura e fica cara a cara com a morte. No decorrer dessa jornada, surgem diversos personagens que apimentam ainda mais a dramaturgia.

Para a integrante do ponto de cultura VeraCult Rochelle Patrícia da Silva, é uma honra receber o espetáculo de Maria Bonita. “Essa é mais uma oportunidade de aproximação do nosso público com a cultura popular. O ponto de cultura é situado em um bairro periférico, onde temos pouco acesso aos bens culturais, acredito que a maioria do nosso público ainda não assistiu a um teatro de bonecos e não conhece esse mundo mágico e lúdico, por isso estamos muito felizes com essa oportunidade”, explica.

De acordo com o professor Fernando Marques Ribeiro, é muito importante para a comunidade de Madre Germana I receber um espetáculo como esse, pois irá proporcionar aos moradores o aceso a cultura, por meio do teatro de bonecos. “Pode mudar, inclusive, a realidade das crianças e jovens, realizando uma grande viagem no mundo fantástico dos bonecos. Fazendo todos eles sonharem!”.

O espetáculo

Para o diretor Marcos Marrom a escolha, tanto da linguagem de bonecos de luva, que traz alusão ao mamulengo, quanto do tema histórico-fictício que envolve Lampião e Maria Bonita vem como forma de valorização da cultura popular. “Conhecer e valorizar nossas singularidades culturais constitui-se como um movimento de constante construção e afirmação de nossas identidades”. “O teatro de bonecos me encanta, pois eles podem fazer coisas que os humanos não podem. Os bonecos alcançam a dimensão do fantástico”, afirma o ator Gustavo Vale, que interpreta o Lampião.

A peça tem o apoio da Lei Goyazes. O público vai se surpreender com o formato, pois ele foi feito para quebrar o tradicionalismo do teatro de bonecos, em que o bonequeiro fica atrás da empanada sem ser visto ou com roupa preta. 

A história acontece quando Maria Bonita desaparece no sertão. Todos ficam preocupados.  Surgem Lampião e Corisco, que não aguentando o choro da mãe de Maria, resolvem procurar essa menina que muita nova, já tinha autonomia de sair de casa e para se aventurar.

O enredo repercute: interesse, medo, alegria, persistência, amor, morte, casualidades e tantas outras questões.  O Teatro do Maleiro espera que Maria Bonita Flor de Mandacaru possa gerar reflexões, no público, especialmente sobre a importância do amor e a preocupação que precisamos ter com o outro. 

SERVIÇO

‘Maria Bonita Flor de Mandacaru’

Entrada: gratuita

Quando: 8/11

Horário: 20h

Onde: Madre Germana I (Rua MG 17, Qd. 36, lote 1 ao 30, Madre Germana I – Aparecida de Goiânia)          

Quando: 9/11

Horário: 20h

Onde: Ponto de Cultura VeraCult (Rua Valdir Azevedo, Qd. 186, Lote 13, Conjunto Vera Cruz II, 5ª etapa – Goiânia)    

Quando: 20/11

Onde: Escola Betesda Jardim Esperança 

Horário: 20h 

Endereço: Avenida Divino Pai Eterno, qd17 – lt 9, Bairro Jardim Esperança – Anápolis

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)