Começa neste domingo etapa de 2019 da F1

No período noturno, em Melbourne, na Austrália, acontecem treinos livres para a corrida inicial da Fórmula 1 de 2019, neste domingo

Postado em: 14-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Começa neste domingo etapa de 2019 da F1
No período noturno, em Melbourne, na Austrália, acontecem treinos livres para a corrida inicial da Fórmula 1 de 2019, neste domingo

*Luiz Felipe Mendes

Se você é fã de velocidade, hoje tem um motivo para comemorar. Na cidade de Melbourne, os pilotos da Fórmula 1 fazem o primeiro treino livre da temporada visando a corrida que abre o calendário de 2019. Entre 22 horas e 23h30, os 20 participantes correm pelo período de testes para o Grande Prêmio da Austrália, no domingo que vem, e depois voltam às pistas entre 2h e 3h30. Vamos fazer um balanço da expectativa de cada piloto para mais um ano de F1.

Continua após a publicidade

Ao total, dez equipes com dois membros cada participam do grid da Fórmula 1. Não há porque não começar com o melhor time do ano passado, a Mercedes. Apesar de não ter feito os melhores tempos nos treinos de Barcelona, no mês passado, a equipe alemã conta com o atual campeão da modalidade, o inglês Lewis Hamilton. Ele, inclusive, mostrou as garras no último dia de treinos, ficando milésimos de segundo atrás de seu rival Vettel. O companheiro de Hamilton segue o mesmo do ano passado, o finlandês Valtteri Bottas, o qual terminou em quinto em 2018. Vale lembrar que, se a F1 já tivesse a regra de ponto extra para a melhor volta em uma corrida, Bottas teria finalizado em terceiro. A partir deste ano, ela estará valendo, o que pode deixar a disputa pelo título ainda mais interessante.

Principal rival da Mercedes nos últimos anos, a Ferrari tem uma novidade: Charles Leclerc, de apenas 21 anos. Ele substitui Kimi Raikkonen. O outro piloto segue o mesmo: Sebastian Vettel, dono de quatro conquistas na Fórmula 1. A dupla formado pelo monegasco e pelo alemão, nesta ordem, fez bonito nos treinos de Barcelona, com os melhores tempos somados e um número expressivo de voltas. Outra equipe que promete ter boas atuações é a Red Bull, a qual conta com o holandês Max Verstappen e o francês Pierre Gasly. No ano passado, ela foi a terceira melhor equipe, e Verstappen o quarto melhor do campeonato. Gasly, que estava na STR, entra no lugar de Ricciardo.

Já que mencionamos o australiano Daniel Ricciardo, vamos falar da Renault. Com uma proposta ousada de conseguir um título até 2021, o time manteve o alemão Nico Hulkenberg e está mirando alto nesta temporada. A McLaren, por sua vez, busca novas glórias com o espanhol Carlos Sainz e o jovem inglês Lando Norris, de 17 anos, ainda mais novo que Leclerc. A repaginada Force India, agora com o nome de Racing Point, tem o mexicano Sergio Pérez e o canadense Lance Stroll, filho do mais novo dono, Lawrence Stroll. A estadunidense Haas traz o dinamarquês Kevin Magnussen e o franco-suíço Romain Grosjean como dupla, emplacando a quarta temporada da F1. Um detalhe interessante é que o brasileiro Pietro Fittipaldi será o piloto de testes da equipe, ele que correu nos treinos em Barcelona.

A Sauber, por sua vez, não chega como uma das favoritas, mas conta com a experiência do finlandês Kimi Raikkonen e o italiano Antonio Giovinazzi. A STR, também sem maiores expectativas, apresenta o russo Daniil Kvyat e o tailandês Alexander Albon. A Williams, em profunda crise, tem tudo para ser a equipe de pior desempenho, mas aposta suas fichas na rodagem do polonês Robert Kubica e no talento do inglês George Russell, de 21 anos. Todos os 20 pilotos correm hoje no primeiro treino livre em Melbourne. O primeiro acontece entre 22 horas e 23h30, enquanto o segundo se passa entre 2 horas e 3h30. O terceiro treino livre está marcado para ocorrer entre meia-noite e 1 hora de sábado, com a classificação entre 3 e 4 horas. A largada para a corrida será dada às 2h10 de domingo. 

Veja Também