Brasil faz primeiro amistoso do ano

Neste sábado, às 14 horas, a seleção brasileira de futebol masculino enfrenta o Panamá na cidade de Porto, em Portugal

Postado em: 23-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil faz primeiro amistoso do ano
Neste sábado, às 14 horas, a seleção brasileira de futebol masculino enfrenta o Panamá na cidade de Porto, em Portugal

*Luiz Felipe Mendes

D epois da queda na Copa do Mundo da Rússia no ano passado, a seleção brasileira entrou em campo seis vezes, todas elas em amistosos. Venceu os Estados Unidos, El Salvador, Arábia Saudita, Argentina, Uruguai e Camarões, encerrando o ano de 2018. Agora, em uma nova temporada, o Brasil começa a maratona de preparação para a Copa América diante do Panamá, em jogo que será disputado neste sábado, às 14 horas, no Estádio do Dragão.

Continua após a publicidade

A primeira coisa que o torcedor precisa saber é que o técnico Tite fez muitas alterações na convocação, pois entende que é necessário fazer novos testes já pensando em um novo ciclo de Mundial. Na formação titular deste fim de semana, inclusive, as novidades dão as caras. No gol, Ederson vai ocupar a vaga que costuma ser de Alisson. Na lateral direita, a opção é por Fagner, que começou jogando no confronto contra a Bélgica na Copa. Militão faz dupla de zaga com Miranda, deixando Thiago Silva no banco. Na lateral esquerda, Alex Telles veste pela primeira vez a camisa da seleção justamente no estádio do clube em que atua. “Ser chamado pela primeira vez no Porto é um gosto especial. São jogadores de altíssimo nível, creio que o público vai encher o estádio pelo fato de nem sempre haver jogos de seleção, a seleção brasileira é um espetáculo a mais. Tenho certeza que a casa estará cheia, será um privilégio”, comentou. No meio, Lucas Paquetá veste a dez de Neymar, com o atacante Richarlisonentre os 11 iniciais.

Outro fato diferente que marca o amistoso contra os panamenhos é que a braçadeira de capitão será usada pelo volante Casemiro, um dos líderes da atual esquadra. A mudança faz parte da política do treinador de dividir a responsabilidade entre os membros do elenco. A intenção é a de que a equipe canarinho consiga se impor na partida, para começar 2019 com o pé direito. O mais importante, no entanto, continua sendo a possibilidade de realizar alguns testes para um planejamento a curto e a longo prazo. No primeiro tópico, a comissão técnica já pensa na Copa América, a qual começa em junho e será sediada em nosso país. No segundo, a delegação busca novos nomes para uma possível Copa do Mundo em 2022, porque boa parte dos atletas que jogaram a de 2018 já estão com idade mais avançada.

Pelo lado do Panamá, claramente o favoritismo não está com eles. A última vez que os centro-americanos venceram um duelo foi no dia 10 de outubro de 2017, quando bateram a Costa Rica nas eliminatórias para a Copa. Na competição em si, perdeu para Bélgica, foi goleada pela Inglaterra e batida pela Tunísia. No único amistoso depois disso, a seleção foi superada pelos EUA. O Brasil tenta se aproveitar dessa fragilidade para botar em prática seu estilo de jogo e não dar chance ao azar. O próximo amistoso será na terça-feira que vem, contra a República Tcheca. Antes da Copa América, ao menos dois outros amistosos devem ser realizados, ainda sem nenhuma confirmação. Para o segundo semestre, já se estuda fazer confrontos contra equipes do continente asiático.

 

Veja Também