21 de agosto de 2017 - segunda-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Ser Do Bem
Orientação
11/08/2017 | 09h35
Projeto Meninas de Luz abre vagas para adolescentes e jovens grávidas
O projeto Meninas de Luz ainda oferece às jovens mães acompanhamento durante o pós-parto

projeto Meninas de Luz está com inscrições abertas para adolescentes e jovens grávidas. O projeto é desenvolvido no Centro Social Dona Gercina Borges, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que funciona no Setor Campinas, na capital Goiânia. Durante o atendimento oferecido gratuitamente, gestantes de 12 a 21 anos recebem apoio e orientações sobre a gravidez e cuidados com o bebê.

As inscrições ao projeto são feitas apenas presencialmente, na sede do Centro Social Dona Gercina Borges, na Rua Benjamin Constant, nº 239, em Campinas, mediante a apresentação de documentos pessoais de identificação, uma foto 3×4 atualizada, comprovante de endereço e cartão da gestante ou exame de ultrassom. Menores de idade precisam estar acompanhadas do respectivo responsável no ato da inscrição.

O atendimento é realizado uma vez por semana, no período matutino ou vespertino. As gestantes recebem acompanhamentos médico, odontológico, psicológico e nutricional. Elas também participam de oficinas de Artesanato e de Beleza, trabalhos manuais e praticam atividades de lazer como sessões de cinemas e passeios a parques da cidade.

A unidade desenvolve o projeto Cantinho da Leitura. A iniciativa tem o objetivo de despertar nas adolescentes e jovens mamães atendidas no local o interesse pela leitura. A ação beneficia mensalmente cerca de 80 gestantes e mães. O espaço conta com um armário com cerca de 500 livros literários.

Outro trabalho desenvolvido é o projeto Família Fortalecida. Uma vez ao mês, em reuniões previamente agendadas, assistentes sociais orientam as famílias das gestantes e discutem com elas temas diversos, entre os quais: drogas e alcoolismo, planejamento familiar, economia doméstica, importância do apoio familiar no dia a dia, educação sexual, direitos do cidadão, entre outros.

A equipe que compõe o Meninas de Luz é multidisciplinar e trabalha com as jovens diversos temas relacionados à saúde, educação sexual, planejamento familiar e direitos do cidadão. O atendimento prestado no Centro Social se estende também às meninas grávidas que foram ou são vítimas de violência ou exploração sexual. Antes do parto, as gestantes recebem um kit de enxoval para o bebê.

Pós-parto

O projeto Meninas de Luz ainda oferece às jovens mães acompanhamento durante o pós-parto. Nesta fase, elas participam de palestras sobre cuidados com o bebê, recebem atendimento médico e também integram oficinas de artesanato. Esse apoio é realizado até um ano após o nascimento da criança, inclusive com o recebimento gratuito de medicamentos contraceptivos. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)