Ecopontos em Goiânia podem gerar bônus na conta de luz

Troca de materiais recicláveis viram descontos na conta de energia. Mais de mil clientes já foram beneficiados

Postado em: 31-07-2018 às 17h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Ecopontos em Goiânia podem gerar bônus na conta de luz
Troca de materiais recicláveis viram descontos na conta de energia. Mais de mil clientes já foram beneficiados

Enel Goiás inaugura Ecoponto no setor Campinas. (Foto: Crédito/Divulgação)

Ana Paula Bissant

Clientes da empresa de energia elétrica Enel Distribuição Goiás poderão trocar materiais recicláveis por bônus na conta de luz. A organização, juntamente com a Copel Recicláveis, inaugurou hoje (31), mais um ecoponto no Setor Campinas em Goiânia, instalado em frente ao Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Continua após a publicidade

O ponto de coleta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Com o novo ponto de coleta, sobem para sete o número de ecopontos espalhados pelo Estado – três em Posse; um na Cidade de Goiás; um em Goiânia, na Vila Canaã; e outro exclusivo para colaboradores da Enel Distribuição Goiás.

A previsão é de que, até o final de 2018, outros três sejam disponibilizados em todo o Estado.

O programa Ecoenel completou, em julho, quatro meses de atuação em Goiás com mais de 37 toneladas de recicláveis coletados em seis ecopontos, resultado equivalente a uma economia de 175.566,08 kWh de energia, bastante para abastecer cerca de mil residências por um mês. Até agora, a Enel Distribuição Goiás concedeu R$ 4,8 mil em bônus nas contas de energia elétrica de mais de mil consumidores.

O Ecoenel troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. O programa contribui para a preservação ambiental na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis como papel, plástico e metal.

Do total de materiais coletados pelo Ecoenel, cerca de 70% – 26,5 toneladas – é papel. “O processo de reciclagem necessita de um número expressivamente menor de recursos em comparação à fabricação de um novo produto”, afirma o responsável por Eficiência Energética da Enel Brasil, Odailton Arruda.

Cadastro

Para se cadastrar, basta ir a um ecoponto com a conta de energia e definir o número da unidade consumidora que receberá os bônus. Pode participar qualquer cliente física ou juriíica, e se cadastrar no programa, em seguida o cliente recebe o cartão do Ecoenel.

Cada resíduo tem seu valor, seja em quilo, unidade ou litro. Basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, latas e garrafas plásticas . Os resíduos são pesados e o valor do bônus é creditado na conta de energia.

Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. Os clientes podem visualizar seu histórico de coletas e seus bônus por meio do aplicativo Ecoenel (disponível nas plataformas Android e IOS), e também obter informações dos ecopontos mais próximos e a tabela de preços dos resíduos recebidos em cada posto de coleta.

Dentro da lógica da bonificação na conta de energia elétrica, os clientes também podem doar seus bônus para qualquer outra unidade consumidora, seja de pessoa física, empresa, instituição ou projetos sociais. Basta informar no momento do cadastro o número da unidade consumidora para a qual os bônus serão destinados. 

Veja Também