domingo, 13 de setembro de 2026
MANIFESTAÇÕES

Bolívia enfrenta escalada de protestos em meio a crise econômica

Os atos pressionam o governo do presidente Rodrigo Paz durante o agravamento da crise no país

Lalice Fernandespor em
bolivia
Foto: Jorono/ Pixabay

A capital boliviana viveu nesta segunda-feira (18) mais um dia de tensão política e violência nas ruas. Manifestantes e policiais entraram em confronto próximo à Plaza Murillo, em La Paz, durante atos que pressionam o governo do presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, em meio ao agravamento da crise econômica do país.

O confronto começou quando grupos de mineradores tentaram avançar em direção à sede do governo, a fim de pedir a renúncia do presidente Rodrigo Paz. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo para impedir a entrada dos manifestantes na região que concentra o palácio presidencial e o Congresso.

Os protestos deixaram de ser movimentos isolados e passaram a reunir diferentes categorias profissionais e setores sociais. Além dos trabalhadores da mineração, sindicatos do transporte, professores, agricultores e organizações rurais aderiram às mobilizações. Em comum, os grupos criticam o aumento do custo de vida, a escassez de combustível e as medidas econômicas adotadas pela gestão de Rodrigo Paz.

 

Leia mais: Pilotos são presos após acidente aéreo que deixou mais de 20 mortos na Bolívia

Leia mais: Clima e falhas operacionais causam queda de avião com mais de 20 mortos na Bolívia

Leia mais: Kast determina construção de barreiras na fronteira com a Bolívia 

 

bolivia
Protestos na bolívia (Foto: Reprodução)

A retirada dos subsídios aos combustíveis, determinada pelo governo no fim de 2025, provocou aumento nos preços da gasolina e agravou problemas de abastecimento em diversas regiões bolivianas. A situação ocorre em meio à queda na produção de energia, fatores que aprofundaram a deterioração econômica do país.

Os mineradores cobram mudanças nas regras do setor e melhores condições para manter as atividades. Já os trabalhadores do transporte mantêm paralisações por tempo indeterminado devido às dificuldades para conseguir combustível. Professores pedem reajustes salariais e mais recursos para a educação, enquanto grupos indígenas e rurais rejeitam propostas de reforma agrária que consideram favoráveis aos grandes proprietários de terra.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Bolívia prostestos

Veja também

Ilhas Malvinas

INGLATERRA X ARGENTINA

Rede britânica abre loja nas Malvinas em meio à nova pressão da Argentina

Iceland será a primeira grande marca britânica de varejo a se instalar no arquipélago, onde dispu...
reino unido

Pressão sobre Londres

Escócia, Gales e Irlanda do Norte pressionam por referendos para deixar o Reino Unido

Líderes nacionalistas dos três territórios se reúnem em Cardiff para defender o direito de decid...
el niño

ALERTA CLIMÁTICO

El Niño tem 90% de chance de ser o mais forte desde 1950

Projeção do NOAA aponta alta probabilidade de intensidade extrema no fenômeno durante a primavera...
Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C