sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Lula

Lula rebate críticas dos EUA e destaca queda do desmatamento no Brasil

Presidente afirma que dados ambientais contradizem justificativas americanas para possível aumento de tarifas sobre produtos brasileiros

Eduardo Silvapor em
Lula rebate críticas dos EUA e destaca queda do desmatamento no Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11) que os dados mais recentes de monitoramento ambiental demonstram uma redução significativa do desmatamento no Brasil e contestam as justificativas apresentadas pelos Estados Unidos para a possível adoção de novas tarifas sobre produtos brasileiros. As declarações foram feitas durante evento realizado na sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Brasília.

Segundo números divulgados pelo governo federal, os alertas de desmatamento na Amazônia apresentaram queda de 37,5% nos últimos dez meses, enquanto o Cerrado registrou redução de 8,2% no mesmo período. Os dados foram obtidos pelo sistema Deter, utilizado para monitoramento em tempo real e orientar ações de fiscalização ambiental. Em agosto de 2026, a redução dos alertas chegou a 61,4% na Amazônia e a 12,2% no Cerrado, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Leia também: 

Eduardo Bolsonaro apoia Júlia Zanatta para vice de Flávio em chapa presidencial
Leo Prates critica pauta travada e pede retirada de urgência do projeto da escala 6×1

Ao comentar a possibilidade de novas barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos, Lula afirmou que as acusações relacionadas ao desmatamento não correspondem à realidade dos indicadores ambientais brasileiros. O presidente também defendeu que o país tem avançado no combate à destruição da vegetação nativa e reiterou o compromisso do governo com a meta de zerar o desmatamento até 2030.

A posição foi reforçada por integrantes do governo. O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, afirmou que os números enfraquecem os argumentos utilizados por autoridades americanas para justificar eventuais sanções comerciais. Já a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que os indicadores mostram uma trajetória de redução do desmatamento em comparação aos anos anteriores. Enquanto isso, o governo brasileiro mantém negociações diplomáticas para evitar que as tarifas propostas pelos Estados Unidos sejam efetivamente implementadas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
desmatamento EUA Lula

Veja também

Globo cancela novela por causa de debate entre Lula e Flávio; confira horários

2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Globo cancela novela por causa de debate entre Lula e Flávio; confira horários

Presidenciáveis se enfrentam nesta sexta-feira (23), em encontro mediado por César Tralli
Alego

PARLAMENTO GOIANO

Disputa pela presidência da Alego tem vários nomes e nenhuma definição

Issy Quinan, Talles Barreto e outros deputados são cotados para o comando da Casa; na oposição, p...
Avanço do PL no Congresso acirra disputa para comandar Câmara e Senado

Congresso Nacional

Avanço do PL no Congresso acirra disputa para comandar Câmara e Senado

Partido de Flávio Bolsonaro terá maior bancada e trabalha para ter o presidente de uma das Casas; ...
TSE dá 24 horas para Meta e X explicarem regras de IA e conteúdos políticos

ELEIÇÕES 2026

TSE dá 24 horas para Meta e X explicarem regras de IA e conteúdos políticos

Decisão cobra informações sobre anúncios eleitorais, alcance de publicações e remoções
Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

Desafio entre candidatos

Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

André Mendonça afirma que cabe aos eleitores avaliar divulgação de sigilos
Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula registra 46% no segundo turno

Pesquisa eleitoral

Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula registra 46% no segundo turno

Pesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula a três dias da eleição
Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

POLÍTICA

Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

Pesquisa mostra Leandro Grass com 41% e indica que 90% dos eleitores já definiram o voto a três di...
TSE acata pedido de Flávio e pede a Meta relatório sobre ‘Exército do Lula’

eleições 2026

TSE acata pedido de Flávio e pede a Meta relatório sobre ‘Exército do Lula’

Kassio Nunes Marques solicitou que a plataforma apresente um relatório técnico sobre o funcionamen...