Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Voltado para artes marciais, projeto Construindo Campeões deve ganhar cinco mil vagas

XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA reuniu mais de 400 atletas de 15 unidades da federação.

Postado em: 21-11-2021 às 18h30
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Voltado para artes marciais, projeto Construindo Campeões deve ganhar cinco mil vagas
XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA reuniu mais de 400 atletas de 15 unidades da federação. | Foto: Divulgação

Neste domingo (21/11) foi realizado o XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA (Associação Japonesa de Karatê), em Goiânia. Estão na capital mais de 400 atletas inscritos na disputa, vindos de 15 unidades da federação. O evento começou no dia 17 de novembro, com cursos e aulas práticas, mas a competição principal ocorre neste fim de semana.

Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou que o projeto do Governo de Goiás, Construindo Campeões, voltado para artes marciais, terá implantação de novos núcleos da iniciativa, com a expectativa de chegar a mais de 40 municípios, e cerca de 5 mil alunos atendidos. Atualmente, o programa beneficia 2,6 mil crianças, com idade entre 8 e 18 anos, em 30 localidades.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula, relatou o esforço da administração estadual em promover o esporte em Goiás, em especial as artes marciais. “Sabemos da importância para Goiás, mas as artes marciais – implantadas no Estado desde 2019 – são de suma importância para a formação do caráter do ser humano”, ressaltou.

Continua após a publicidade

A titular da Secretaria de Estado de Educação, Fátima Gavioli, enalteceu a tradição nipônica em relação ao cuidado com o setor educacional e os reflexos desse empenho para a sociedade. “Se tem uma coisa que esse país tem que aprender com o Japão é educação”, avaliou ao listar disciplina, empenho e dedicação como virtudes do povo japonês. “Quando você ensina a criança a cuidar do que é público, você consegue fazer a criança cuidar daquilo que é dele”, reforçou ao citar que esse processo educativo já começou em Goiás com o projeto Estudantes de Atitude. “Traz a disciplina das escolas japonesas e, agora, as nossas crianças conseguem enxergar a escola como um espaço público que precisa ser zelado e cuidado”, explicou.

A programação do Campeonato Brasileiro de Karatê JKA começou na última quarta-feira (17), com aulas práticas para instrutores, árbitros e atletas, além de exames de faixa. Mas as competições ocorreram no sábado (20), com disputadas na categoria até 18 anos para aspirantes e especial. Neste domingo houve a disputa para a categoria de 19 a 20 anos, adultos e master, onde ainda ocorreu a cerimônia oficial do evento.

Com assessoria

Veja Também