Justiça anula eleição de Mesa Diretora na Câmara de Urutaí

Segundo apurado, o pleito foi convocado na própria sessão em que foi realizada, com prazo de cinco minutos para formação de chapas.

Postado em: 14-11-2022 às 09h11
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Justiça anula eleição de Mesa Diretora na Câmara de Urutaí
Estação Urutaí da Estrada de Ferro Goiás, inaugurada em 15 de novembro de 1914 e que deu origem ao município | Foto: MPGO

A Câmara Municipal de Urutaí, região Sudoeste de Goiás, teve a antecipação da eleição da Mesa Diretora declarada nula pelo Judiciário. Com a decisão, a Casa deverá realizar novo pleito para o biênio 2023-2024, em observação à Lei Orgânica do município e ao devido processo legislativo. O resultado ocorreu em ação proposta pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).

A eleição da mesa diretora ocorreu no dia 15 fevereiro deste ano. Em abril, o promotor de Justiça Bruno Barra Gomes propôs ação civil pública contra a Câmara, sob a alegação de que a eleição da Mesa Diretora foi antecipada em dez meses em relação à data prevista na Lei Orgânica. Segundo apurado, o pleito foi convocado na própria sessão em que foi realizada, com prazo de cinco minutos para formação de chapas.

Diante dos fatos, o promotor de Justiça chegou a recomendar à Presidência do Legislativo municipal que submetesse à uma proposta de anulação do pleito antecipado. Para isso, os parlamentares deveriam remarcar a eleição para a última sessão ordinária de 2022, como fixa a legislação. No entanto, a matéria não foi incluída na pauta nem houve resposta ao MP, o que motivou a ação na Justiça.

Continua após a publicidade

A Justiça considerou a antecipação da eleição como uma manobra que infringia os princípios da legalidade, da razoabilidade e da publicidade, por ofender a Lei Orgânica e o devido processo legal.

Leia também: MP aciona prefeito de Urutaí, chefe de Gabinete e tesoureira por improbidade

Veja Também