Com time reserva, Brasil fecha fase de grupos diante de Camarões

Às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium, os comandados do técnico Tite enfrentarão a seleção camaronesa

Postado em: 02-12-2022 às 08h00
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Com time reserva, Brasil fecha fase de grupos diante de Camarões
O lateral-direito Daniel Alves será titular e capitão do Brasil na partida contra os camaroneses | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Já classificado para as oitavas de final, o Brasil encerra, na tarde desta sexta-feira (2), sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. Às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium, na cidade de Lusail, os comandados do técnico Tite enfrentarão a seleção de Camarões, que está na terceira colocação da chave e ainda sonha com uma vaga no mata-mata do Mundial.

Pensando nas oitavas de final, o treinador da seleção brasileira utilizará uma formação reserva para enfrentar os camaroneses. A informação foi confirmada pelo próprio Tite nas entrevistas coletivas que antecederam o duelo. Além disso, o treinador contou que o lateral-direito Daniel Alves, que estreará na competição, será o capitão do Brasil.

Ao comentar sobre a opção por escalar Daniel Alves, Tite disse que o elenco da seleção brasileira possui jogadores com características diferentes e, para ele, o jogador, além de atuar no sistema defensivo, consegue construir e armar as jogadas. Além disso, o comandante classificou o lateral como um atleta de técnica, dizendo que sua exigência não é a velocidade.

Continua após a publicidade

“A gente tem jogadores com características diferentes. Quando ele fala de ataque, eu trato como construção, armação. É um jogador com virtudes técnicas impressionantes. Por isso ele tem essa longevidade em alto nível. A exigência dele não é velocidade. É um jogador técnico em sua essência”, disse Tite.

Camarões

Terceiro colocado do Grupo G, com apenas um ponto conquistado, Camarões precisa de uma combinação de resultados para ir às oitavas de final da Copa do Mundo. Além de vencer o Brasil, os camaroneses precisarão ficar atentos ao saldo de gols da Suíça, atualmente zerado, e da Sérvia, que está em -2.

Isso porque, caso as duas seleções europeias fiquem no empate, Camarões precisará de um triunfo por, no mínimo, dois gols de diferença, já que seu saldo está em -1. Caso os sérvios vençam, os camaroneses precisarão manter a vantagem de gols que têm antes da rodada começar.

Histórico

A partida desta sexta-feira (2) será a sétima da história entre Camarões e Brasil. Até aqui, a seleção brasileira tem um amplo domínio sob a camaronesa. São cinco vitórias dos sul-americanos contra apenas uma dos africanos. Em Copas do Mundo, será o terceiro duelo. Nos dois jogos anteriores, duas vitórias brasileiras, incluindo a goleada por 4 a 1, em 2014, quando o Mundial aconteceu no próprio Brasil.

Ficha técnica
Camarões x Brasil

Data: 2 de dezembro de 2022
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Lusail Stadium, em Lusail (QAT)

Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: Kyle Atkins (EUA) e Corey Parker (EUA)
VAR: Alejandro Hernandez (ESP)

Camarões: Epassy; Collins Fai, Castelletto, N’Koulou e Nouhou Tolo; Anguissa, Hongla e Kunde; Mbeumo, Aboubakar (Toko Ekambi) e Choupo-Moting.
Técnico: Rigobert Song

Brasil: Ederson; Daniel Alves, Eder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli.
Técnico: Tite

Veja Também