Competição de moutain bike leva ciclistas para a terra dos kalunga

A sexta edição do programa Experiências na Natureza segue a linha da inovação, que vem sendo aplicada a cada evento. Desta vez,

Postado em: 14-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Competição de moutain bike leva ciclistas para a terra dos kalunga

A sexta edição do programa Experiências na Natureza segue a linha da inovação, que vem sendo aplicada a cada evento. Desta vez, uma competição de mountain bike foi programada para o dia 16, na terra dos kalunga, Sítio Histórico e Patrimônio Cultural brasileiro, situado no norte do estado de Goiás. Ciclistas de Goiás, Distrito Federal, Bahia e Piauí fazem parte dos inscritos. Para o gerente de Projetos, Pesquisa e Produtos Turísticos da Goiás Turismo, João Lino, a competição será um momento único para contemplação da natureza em um ambiente exótico, singular, carregado de história e de tradições. “Além de testar seus limites numa competição, o participante vai aproveitar a beleza do local e vivenciar um pouco do modo de vida de pessoas que fazem parte da origem do povo brasileiro”, disse Lino.  

Lugares lindos, como o mirante da Serra de Nova Aurora, Fazenda Pequi, que faz a ligação de uma estrada cavaleira, já em território quilombola, nascentes dos rios Maquiné, Curriola, Capivara e a comunidade Engenho II serão visitados pelo grupo. Ao todo, percorrem 85,8 km de estradas, trilhas e rodovias. A largada será às 8h, na Pra­ça Diogo Teles, em Cavalcante. O circuito vai até a comunidade do Engenho II, retorna e a chegada será na mesma localidade.

Continua após a publicidade

Ao todo, 150 pessoas inscreveram-se e serão divididas em oito categorias, sendo seis masculinas e duas femininas. Para as femininas Elite e Turismo, participam mulheres acima de 18 anos sem limite de idade. Já nas categorias masculinas, há divisão por idade: Elite e Turismo (acima de 18 sem limite de idade); Sub 30 (18-30 anos); Master A (30-39 anos); Master B (40-49 anos); Over 50 (acima dos 50 anos).

A parceria da Goiás Turismo, que organiza toda a logística, com a Secima, que cede os parques, ajuda na escolha do percurso e apoia toda a realização, ganhou o reforço da Embaixada da República Tcheca e Comitê Olímpico Tcheco que, para esta competição, fornecem os prêmios para os três primeiros atletas de cada categoria, e outros mimos para os competidores. O evento conta ainda com a chancela da Liga Goiana de Ciclismo. 

Veja Também