‘Violeiro do Brasil’, Almir Pessoa está de volta a Goiânia

A convite da escola World Heart Beat Academy of Music, de Londres, durante o último mês de junho, Almir Pessoa – conhecido

Postado em: 10-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Violeiro do Brasil’, Almir Pessoa está de volta a Goiânia

A convite da escola World Heart Beat Academy of Music, de Londres, durante o último mês de junho, Almir Pessoa – conhecido como ‘o violeiro do Brasil ‘ – ministrou oficinas de música brasileira para alunos de diferentes faixas etárias da capital da Inglaterra. O artista aproveitou a temporada para mostrar seu talento em shows e concertos, em vários países da Europa, dentre eles, Bélgica, Portugal e Inglaterra. No ano passado, ele também esteve lá, pois foi um dos brasileiros selecionados pelo Ministério da Cultura para um intercâmbio com a instituição que mantém convênio com o Brasil.

De volta a Goiânia, Almir Pessoa esclarece que retornará à Europa para ministrar um novo curso, já agendado para 2017. “Para esse curso, também presencial, está acordado o lançamento da versão em inglês do livro A Viola por Almir Pessoa, editado em 2013 pela Editora Kelps”, explica. O objetivo do artista é desenvolver um programa de trabalho internacional com metodologia específica para o público europeu, utilizando como ferramenta a viola caipira estilizada.

Almir Pessoa é formado em música pela Universidade Federal de Goiás (UFG)  e mestrando em Performance Musical também pela UFG. Além de cantar, ele é compositor e instrumentista. O artista estreou profissionalmente em 2003, em um festival de rodeio e, graças ao ousado desempenho, conquistou o título de ‘O Violeiro do Brasil’. 

Continua após a publicidade

Como compositor e intérprete, Almir não esconde a influência da música sertaneja de raiz, a música popular brasileira e a country music norte-americana. Para repassar conhecimentos (uma das tarefas que mais gosta de executar) e agregar os amantes da viola, o violeiro mantém, em Goiânia, o Instituto de Viola (Ivap),que leva seu nome, no Setor Oeste. O  Instituto de Viola Almir Pessoa fica na Rua 4, nº 51, Setor Oeste. 

Veja Também