Surpresas pelo Caminho Velho em Minas Gerais

Situada em uma região montanhosa, o município fica a 185 km da capital mineira

Postado em: 12-09-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Surpresas pelo Caminho Velho em Minas Gerais
Situada em uma região montanhosa, o município fica a 185 km da capital mineira

Júnior Bueno

O Caminho Velho da Estrada Real de Minas foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense à região produtora de ouro no interior de Minas Gerais. Na época, no século 17, o percurso levava 60 dias para ser feito pelos tropeiros a cavalo. São 710 km que ligam as cidades históricas de Ouro Preto a Paraty. É uma viagem que pode ser feita de bicicleta, levando 15 dias.; a pé, 48 dias; de carro, oito dias; a cavalo, 24 dias. 
Do trecho, 11,5% são de estrada asfaltada, 6% de trilha e, 82,5%, de estrada de terra. Dos 710 km, 320 são subidas e descidas, e ir de Ouro Preto a Paraty exige menos esforço físico do que o caminho contrário. Algumas das principais atrações turísticas estão em Tiradentes, São João Del Rei, Caxambu e Paraty.

Tiradentes
Simpática cidade mineira localizada a 203 km de Belo Horizonte, Tiradentes possui relevo acidentado, cultura, entretenimento e muita história. Engastado no sopé da Serra São José, o município possui um acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja a qualquer outro lugar. Dessas terras, extraíram-se centenas de quilos de ouro, e nos anos iniciais de vida do arraial a primitiva capela foi substituída por um magnífico templo, a Matriz de Santo Antônio, patrimônio cuidadosamente conservado juntamente com o centro histórico.  
Essas características lhe conferem um aspecto bucólico e romântico, atraindo muitos casais e famílias ao local. Ainda assim, há certa badalação na região central da cidade, recheada de charmosas pousadas e estrelados restaurantes, que oferecem, além de momentos agradáveis, sabores inesquecíveis. Trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel são algumas das aventuras proporcionadas pela cidade, que também oferece uma excepcional viagem a bordo de uma Maria Fumaça com destino à vizinha São João Del Rei. Inaugurado em 1881 por Dom Pedro II, o trem liga as cidades de Tiradentes e São João del Rei, proporcionando um dos mais belos e encantadores passeios da região.  Ao todo, são 12km que percorridos em aproximadamente 35 minutos, sendo considerada a mais genuína das ferrovias brasileiras. 

Continua após a publicidade

São João Del Rei
Com uma arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro no Estado, no século 18, São João Del Rei é uma cidade que exala arte, cultura e história. Situada em uma região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes, o município fica a 185 km da capital mineira. É a maior cidade setecentista do Estado de Minas Gerais e oferece uma vasta biografia a ser explorada pelo turista. Suas centenárias igrejas trazem o melhor do barroco mineiro por meio  de abastados e delineados altares dourados. A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar é destaque entre elas – construída em 1721. 
Além do Memorial do Presidente Tancredo Neves, cidadão ilustre de São João Del Rei, a cidade possui vários museus e diversas manifestações culturais que, realizadas nas ruas, entre pontes e chafarizes, transportam o turista a uma viagem ao passado. A Estação Ferroviária é um ponto culminante do passeio em São João que, por meio de uma legítima Maria Fumaça, promove viagens turísticas à vizinha Tiradentes. Com uma diversidade ecológica imponente marcada pela Mata Atlântica e pelo Cerrado, São João Del Rei oferece aos seus visitantes contato direto com uma natureza, cheia de belas paisagens, montanhas, cachoeiras e fauna diversa. 

Caxambu
Uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecida como importante estância hidromineral, Caxambu situa-se nas montanhas do sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, a 376km de Belo Horizonte. É uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecida como importante estância hidromineral. 
A pequena cidade concentra 12 fontes de água mineral, gasosas e medicinais, que podem ser encontradas no Parque das Águas, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O parque possui   210.000 m² de área e oferece atrações para todas as idades. O local também abriga o suntuoso Balneário de Hidroterapia, um tradicional centro hidroterápico que oferece banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas, além de vários tratamentos estéticos, que são cobrados à parte. 
O Parque das Águas ainda oferece outras atrações,  como piscinas de água mineral, lago e pedalinhos, pista de corrida, quadras esportivas e um teleférico que leva os turistas ao topo do Morro Caxambu, com ampla vista da cidade. O Museu de Caxambu tem por missão desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Caxambu e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade. 
Uma grande atração gastronômica de Caxambu são seus deliciosos doces de frutas em calda, em pasta e especialmente seus doces de leite, encontrados em várias produções artesanais e em algumas pequenas indústrias da cidade.

Paraty
Paradisíaca, Paraty é uma cidade recheada de atrações e construções históricas que levam o turista a uma intensa viagem diretamente ao século 17. A beleza de suas praias agregada ao invejável acervo histórico fazem da cidade um lugar ímpar, visitado e admirado por muitas pessoas. Caminhar pelas ruas de Paraty é como ver toda sua história delineada pelas casinhas de janelas coloridas, plantas adornando singelas fechadas, pequenas lojinhas repletas de uma infinita variedade de artesanatos e produtos. 
A famosa Igreja Nossa Senhora dos Remédios é um dos ícones da cidade. Fica na praça da Matriz, e foi construída em 1873 em estilo neoclássico. O turismo no município atende a todos os gostos, passando por simples pousadas caseiras a outras extremamente sofisticadas. Em dias em que a maré alta adentra o centro histórico da cidade, os turistas têm o privilégio de obter uma rara beleza, nascida da indescritível mistura das águas do mar às suas tortuosas ruas.
A Vila de Trindade é uma bucólica vila de pescadores que possui sete deliciosas praias, incluindo uma praia de naturismo. Em uma baía com mais de 300 praias e dezenas de ilhas, a cidade oferece ainda diversos passeios de barco que remetem às antigas aventuras em busca do ouro. Como presente, os tesouros encontrados são belíssimas praias rodeadas de uma exuberante natureza imersa na paz da floresta tropical. O conhecido Mergulho na Baía de Paraty é uma das atrações mais requisitadas pelos turistas.
O município ainda possui um requintado conjunto de restaurantes com uma culinária apreciada em todo o País. Tradicional atividade que já reuniu mais de 200 engenhos há quase três séculos, a fabricação de cachaça na cidade se mantém viva até hoje em alguns lugares, como o Engenho da Boa Vista, famoso por suas famosas aguardentes produzidas em alambiques de barro e destiladas com folhas de tangerina. 

Veja Também