Após reforma, Basileu França sedia seletiva brasileira de bailarinos para evento internacional

Postado em: 16-12-2021 às 11h29
Por: Augusto Sobrinho
A etapa acontece entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2022 e selecionará bailarinos goianos para a final na cidade de Tampa, na Flórida | Foto: André Saddi

O Teatro Basileu França finaliza a reforma e se prepara para sediar, pela primeira vez, a seletiva brasileira da premiação Youth America Grand Prix (YAGP). Inédito em Goiás, a etapa acontece entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2022 e selecionará bailarinos goianos para a final na cidade de Tampa, na Flórida (Estados Unidos), em abril do próximo ano.

O Youth America Grand Prix (YAGP) é o maior festival de balé do mundo em ofertas de bolsas de estudo para bailarinos. Criado em 1999 por dois bailarinos russos do Bolshoi, tem representantes em dois países da América Latina: Brasil e México. O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, destaca a importância de investir na reestruturação do espaço.

“Foram várias reuniões e estudos para concretizar a reforma deste espaço, o principal berço das artes em Goiás. Recuperar essa escola é valorizar as manifestações artísticas e culturais do Estado e do Brasil”, ressalta Márcio. Além disso, a representante do YAGP no Brasil, Katty Houlis, durante visita ao Basileu França, destacou o papel dos brasileiros no balé internacional.

“Eles são muito procurados porque são muito bem-preparados. Normalmente ocupam posições de destaque, como primeiro solista, primeiro bailarino etc”, disse. Por fim, a Diretora da EFG Basileu França, Lóide Magalhães, explica que Goiás e, em especial, o Basileu França, tem grandes chances de colocar bailarinos na final na Flórida devido contarem com um teatro dentro da escola.

Compartilhe: