Vinho em todas as épocas do ano

Branco, rosé ou tinto –, há diferentes sabores, mais leves ou mais encorpados, que dependem principalmente do tipo da uva utilizada no processo e da temperatura ao servir

Postado em: 06-01-2022 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vinho em todas as épocas do ano
Branco, rosé ou tinto –, há diferentes sabores, mais leves ou mais encorpados, que dependem principalmente do tipo da uva utilizada no processo e da temperatura ao servir

Por Edna Gomes

Vinho é maravilhoso neste tempo de chuva, um filme e uma boa companhia. E por que não no outono, durante um jantar com a família? No verão, parece até incompatível com o calor, mas já há tantas opções de vinhos menos encorpados ou para serem bebidos gelados que dá até para combinar perfeitamente com uma tarde na piscina, na praia ou um bom churrasco.

Branco, rosé ou tinto –, há diferentes sabores, mais leves ou mais encorpados, que dependem principalmente do tipo da uva utilizada no processo e da temperatura ao servir. O mais importante, sem dúvida, é escolher aquele cujo sabor o agrada mais. Mas algumas dicas podem ajudá-lo a escolher a bebida de acordo com o quanto ela combina com a estação do ano.Boa é a vida, mas melhor é com o vinho.

Continua após a publicidade

Vinhos para o verão

Existem opções de todos os tipos de vinhos, além dos rosés, brancos e espumantes. Até mesmo para os dias excessivamente quentes. 

O conselho para quem deseja apreciar um vinho tinto no verão é evitar os encorpados. Opte pelos que tenham leveza e frescor, como os da casta Gamay, Cabernet Franc e Pinot de aromas frutados singelos.

Lembre-se de servi-los abaixo dos 18ºC, diferente do recomendado para os tintos fortes no inverno. Coloque à mesa a uma temperatura de 14 a 16 graus celsius.

Os vinhos brancos como: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling são uma ótima pedida. Essas castas dão origem aos vinhos com menor teor alcoólico, e menos complexos.

São mais refrescantes, leves e harmonizam com pratos típicos de verão, como peixes e frutos do mar.

Nessas categorias, você encontra inúmeros rótulos com excelente custo-benefício, sejam brasileiros, sejam de outros países, que agradam diferentes gostos e bolsos. Todos estes vinhos harmonizam perfeitamente com massas leves e pizzas e também com sobremesas.

Vinhos para o outono

O outono é a estação em que as temperaturas começam a baixar – e nessa época todos costumam estar até com saudade do clima mais friozinho. É a época ideal para desfrutar vinhos um pouco mais encorpados, se o clima estiver mais frio. Entre as opções estão os vinhos com uvas Malbec, Carmenere e Merlot.

Vinhos para o inverno

Entre as uvas que combinam bem com o inverno estão as do tipo Cabernet, Malbec, Syrah e Tannat. Para quem prefere vinho branco, os vinhos do tipo Semillon e Chardonnay podem ser excelentes.

Vinho na primavera

É uma época muito linda, cheia de flores, romântica e muito aprazível para fazer um piquenique. Os brancos também são uma boa pedida, como os de uvas Chardonnay ou bom espumante ou uma cava. Entre os tintos, se destacam igualmente aqueles com sabores mais delicados, como o Pinot Noir. 

É claro que, mesmo com todas as sugestões, você precisa eleger seus critérios: a uva preferida, o sabor e os alimentos que vão acompanhar a bebida, a temperatura que mais agrada. A harmonização também é importante nesses casos, o que faz com que os sabores sejam potencializados e a experiência com a bebida seja ainda mais prazerosa.

Com o amor dá-se o mesmo que com o vinho. Perdoem-me os leitores o pouco delicada da confrontação; mas bem vêem que ambos embriagam.Que comecemos o ano de bem com a vida e sempre com uma taça de vinho para comemorar a saúde e o prazer de viver.

Veja Também