Oscar 2021: Quem deve vencer e quem pode surpreender

Na noite mais importante do cinema, algumas “zebras” podem acabar acontecendo. | Foto: Reprodução

Postado em: 25-04-2021 às 08h00
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Oscar 2021: Quem deve vencer e quem pode surpreender
Na noite mais importante do cinema, algumas “zebras” podem acabar acontecendo. | Foto: Reprodução

Luan Monteiro

A premiação do Oscar irá acontecer neste domingo (25/4), com a maioria das categorias tendo favorito absoluto, porém, premiações que são termômetros para o Oscar foram em outra direção e podem causar impacto neste domingo.

Querendo ou não, a edição deste ano já é histórica. Em 2021, Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennel (Promising Young Woman) foram indicadas na categoria de melhor direção. É a primeira vez em que duas mulheres concorrem na categoria de direção no mesmo ano.

Continua após a publicidade

As duas também foram indicadas nas categorias de roteiro. Chloé por roteiro adaptado e Emerald por roteiro original. Caso as duas vençam, será a primeira vez em que duas mulheres vencem as categorias no mesmo ano. 

Com premiações como Bafta, Globo de Ouro e o Sindicato dos atores, alguns filmes vem como favoritos absolutos para a premiação, porém, é possível que outros surpreendam, como aconteceu em 2019 com “Green Book”. Veja quem deve vencer nas categorias principais e quem tem mais chances de surpreender.

Melhor documentário

Favorito: My Octopus Teacher (Professor Polvo), documentário produzido pela Netflix deve vencer a categoria. O filme venceu o prêmio do Sindicato dos Produtores, um dos principais termômetros para o Oscar, já que última vez que um documentário venceu o prêmio do sindicato e perdeu o Oscar foi em 2008. O filme fala de um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo em uma floresta de algas na África do Sul.

Pode surpreender: Os dois que tem mais chances de tirar o Oscar de Professor Polvo são “Time” e “Collective”. O primeiro segue a vida de Sibil Fox, uma mulher que luta pela libertação de seu marido Rob, que cumpre uma sentença de 60 anos por tentativa de roubo. Já o segundo, retrata um grupo de jornalistas que começam a revelar uma imensa fraude e corrupção no sistema de saúde da Romênia.

Filme internacional

Favorito: O favorito absoluto da categoria é Druk “Druk- Mais uma rodada”, longa dinamarquês que mostra um grupo de professores que decide testar a ousada teoria de que serão mais felizes e bem-sucedidos vivendo com um pouco de álcool no sangue. O filme ganhou quase tudo que disputou na temporada de premiações, e vem para a categoria como grande favorito.

Pode surpreender: O longa bósnio, “Quo Vadis, Aida?”, pode vir a surpreender. O filme venceu o Independent Spirit Film Award, concedido ao melhor filme estrangeiro de cada ano, e pode vir a receber votos da academia devido sua história forte e atual. 

Animação

Favorito: “Soul”, a animação da Disney, em parceria com a Pixar, é a grande favorita da premiação. E conta a vida de um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando ele viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida. O filme venceu quase todas as principais premiações da categoria. 

Pode surpreender: Para esta categoria, o único filme que tem alguma chance de tirar o prêmio de Soul é “Wolfwalkers”, uma animação que é a última parcela da “Trilogia Folclórica Irlandesa” do diretor Tomm Moore. Com uma co-produção internacional, a animação pode receber votos da academia talvez tirando o prêmio da Pixar. 

Roteiro original

Favorito: Um dos prêmios mais difíceis da noite tem como favorito “Promising Young Woman”, de Emerald Fennel. A roteirista venceu o prêmio principal do Sindicato dos Roteiristas, sendo extremamente prestigiado pela crítica e pelo público, e vem como favorito absoluto para a categoria.

Pode surpreender: Ainda é possível acreditar na vitória de “The Trial of The Chicago Seven”, que foi o favorito durante toda a temporada. O filme acabou perdendo força no fim da temporada de premiações, o que fez com que a Netflix, produtora do longa, aumentasse as campanhas para que ele passasse a ser visto como grande competidor no Oscar.

Melhor roteiro adaptado

Favorito: Nomadland deve vencer melhor roteiro adaptado, o que o coloca como grande favorito na noite de premiação, porém, por ter perdido o Bafta, é possível que o longa de Chloé Zhao possa perder na categoria, o que não seria uma grande injustiça. 

Pode surpreender: The Father, vencedor do Bafta, pode acabar tirando o filme do grande favorito. Com uma adaptação de uma peça teatral, o filme cumpre muito bem seu papel alavancado principalmente pelo grande roteiro que possui. Muitos críticos avaliam que o filme merece ao menos um Oscar na noite, este sendo o mais provável.

Outro que pode vir a surpreender é “Borat: Fita de Cinema Seguinte”. A comédia escrachada de Sacha Baron Cohen, venceu alguns prêmios na categoria e pode acabar sendo a grande surpresa da noite.

Melhor ator coadjuvante

Favorito: O favorito absoluto é Daniel Kaluuya por “Judas and the Black Messiah”. Daniel interpretou Fred Hampton, jovem revolucionário americano e presidente do Partido dos Panteras Negras em Chicago. A atuação de Daniel é a mais reconhecida da temporada, sendo premiado em praticamente todos os termômetros do Oscar, o que já o coloca como provável vencedor da categoria.

Pode surpreender: Segundo especialistas na premiação, a única coisa que pode tirar o Oscar de Daniel é o “efeito Marisa Tomei”, causado pela divisão de votos dos membros da academia, o que é pouco provável. Caso isso ocorra, Sacha Baron Cohen vem como segundo colocado na categoria. Em “Borat: Fita de Cinema Seguinte”, Sacha atua como seu personagem de sempre, mas entrega o necessário para o colocar na segunda colocação da categoria. 

Melhor atriz coadjuvante 

Favorita: Antes, uma categoria quase impossível de se prever, agora se tem Yoon Yeo-jeong como favorita. A atriz de Minari, venceu o prêmio do Sindicato dos Atores, maior termômetro para as categorias de atuação, e vem como favorita absoluta para a categoria.

Pode surpreender: A academia pode nos surpreender dando o prêmio para a atriz búlgara Maria Bakalova por “Borat: Fita de Cinema Seguinte”. Maria venceu alguns prêmios, mas acabou perdendo força no fim da temporada de premiação, continuando, porém, sendo a surpresa provável, caso vença.  

Melhor ator principal

Favorito: Na categoria, a academia deve conceder o prêmio póstumo a Chadwick Boseman, que nos entregou a melhor atuação de sua carreira antes de falecer em agosto de 2020. A sua atuação em “A Voz Suprema do Blues” é uma das mais sinceras e inesquecíveis da temporada, o que pode lhe garantir o prêmio.

Pode surpreender: Outro que concorre com grandes chances na categoria é Anthony Hopkins por sua atuação em “The Father”. Anthony nos presenteia com uma de suas melhores atuações, o que para sua carreira é algo que significa muito, e pode acabar tirando o prêmio de Chadwick.

Melhor atriz principal

Favorita: Na categoria de melhor atriz é possível apostar em quatro possíveis vencedoras. Porém, o mais provável é que o prêmio vá para Carey Mulligan por “Promising Young Woman”. A atriz venceu grandes prêmios da categoria, mas acabou não sendo indicada ao Bafta, mesmo seu filme tendo sido prestigiado no Reino Unido.

Pode surpreender: Os principais nomes para a categoria, caso Carey não vença, são Viola Davis por “A Voz Suprema do Blues” e Frances McDormand por “Nomadland”. Ambas possuem argumentos suficientes para atrair votantes e ganhar a categoria. E, mesmo sendo difícil tirar o prêmio de Carey, pode acontecer.

Melhor direção

Favorita: Se pudéssemos trocar o nome dessa categoria na temporada de 2021 seria Chloé Zhao. Não é possível apostar em outra pessoa para essa categoria. Em seu filme, Nomadland, Chloé dominou o telespectador e tirou de seu elenco, mesmo grande parte não sendo atores profissionais, atuações incríveis.

Pode surpreender: Lee Isaac Chung, diretor de Minari, é o único apontado como concorrente de Chloé. Em seu filme, Lee mostra o “sonho americano” dos imigrantes nos Estados Unidos. O filme aponta problemas importantes que trás votos da academia, e pode acabar surpreendendo a todos na noite deste domingo.

Melhor filme

Favorito: O que deve ser uma categoria disputada, tem como favorito Nomadland. O longa venceu quase todos os prêmios que disputou na categoria e é o grande favorito da noite. Caso vença o prêmio de roteiro adaptado, o filme de Chloé Zhao já se torna praticamente vencedor da principal categoria da noite.

Pode surpreender: Os três principais filmes que podem tirar o prêmio de Normadland são Minari, The Trial of The Chicago Seven e Promising Young Woman. Os três possui argumentos e méritos suficientes para tirar o Oscar de Nomadland. The Trial of the Chicago Seven venceu o prêmio principal do Sindicato dos Atores, e Promising Young Woman venceu o Bafta de melhor filme britânico, o que os colocam como principais concorrentes.

 

Veja Também