Permutas como salvação no mercado: aumento nos preços de produtos fazem pessoas buscarem troca de serviços por mercadorias

Com as permutas multilaterais, uma pessoa pode disponibilizar para venda um produto ou serviço na plataforma digital

Postado em: 05-02-2022 às 15h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Permutas como salvação no mercado: aumento nos preços de produtos fazem pessoas buscarem troca de serviços por mercadorias
Com as permutas multilaterais, uma pessoa pode disponibilizar para venda um produto ou serviço na plataforma digital | Foto: Reprodução

As contas de início de ano sempre assustam e tiram o sono dos brasileiros. IPTU, IPVA e matrícula escolar estão entre os vilões do mês de janeiro. Porém, há também outros gastos pontuais como imprevistos médicos, dentista e até materiais escolares (para quem tem filhos), este último, aliás, neste ano, registraram aumento de até 30%, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE). 

Para driblar esses aumentos e economizar no início do ano, as permutas multilaterais podem ser alternativas para os consumidores que querem adquirir algum produto sem gastar em reais. Uma plataforma goiana é exemplo de como conta com opções de livrarias e materiais escolares disponíveis para troca entre os membros.

O empresário Anderson Ribeiro de Amorim, pai de dois filhos, de 3 e 13 anos, aproveitou a possibilidade de fazer as compras de materiais escolares por meio da plataforma para economizar. “Neste início de ano, há inúmeras despesas e a chance de comprar por meio de permutas é favorável e se torna um diferencial”, destaca. “No comércio, tudo teve reajuste e ficou mais caro, inclusive os materiais escolares. A permuta é uma possibilidade de economia neste momento”, completa o administrador de empresas que participa da plataforma ofertando produtos de panificação, como vouchers de compras e kit de festas com salgados e tortas.

Continua após a publicidade

Como tem filhos com diferença de 10 anos de idade, as listas dos materiais escolares foram bem diversificadas. Para a criança mais nova, foram pedidos produtos como massinhas e lápis de cor. Já para o filho mais velho, cadernos, canetas e lapiseiras fizeram parte dos pedidos para este ano. “Comprei a totalidade dos materiais necessários por meio da plataforma e fui atendido da mesma forma como se estivesse comprando em reais”, destaca Anderson.

Com as permutas multilaterais, uma pessoa pode disponibilizar para venda um produto ou serviço na plataforma digital. Depois da transação, o permutante faz o pagamento em créditos em uma moeda virtual, chamada X$, que permite a aquisição de qualquer outra oferta disponível na plataforma. Os membros não pagam para se cadastrar na rede, nem há custo mensal de manutenção e nem comissão sobre as vendas em X$. Somente na hora de consumir que se paga uma taxa administrativa de 10% sobre o valor da compra. 

Materiais escolares

Cadernos são itens certos em toda volta às aulas. O Comercial Forte Papelaria apresenta uma variedade de cadernos universitários com valores entre X$ 16 e X$ 48,50. Também há opções de cadernos inteligentes a partir de X$ 70. Os produtos estão disponíveis na loja física da XporY.com, no Setor Marista, em Goiânia.

Outros materiais indispensáveis para os estudos, como canetas esferográficas, giz de cera e borrachas podem ser encontradas na plataforma por meio de oferta da loja Mil Coisas. As ofertas, que estão disponíveis para retirada na loja física da XporY.com, estão com valores a partir de X$ 2. A loja também oferece algumas variedades de cadernos a partir de X$ 12.

Outros serviços

Fugindo um pouco do estilo de plataformas, há profissionais que optam por fazer negociação direto com o prestador de serviço. Lucas Souza, de 27 anos, é designer gráfico e social média, ou seja, tem trabalho focado em redes sociais, internet em geral, e oferece este serviço para médicos e dentistas em troca de atendimento. “Como eu possuo condições específicas de saúde como problemas cardíacos e diabetes, planos de saúde ficariam muito caros, e nem sempre utilizo o SUS, então consegui médicos como clientes que me atendem bem e, em troca cuido de suas redes sociais, produzindo conteúdo”, explicou.

Lucas também tem essa permuta com sua dentista há dois anos. “Foram dois anos em que a troca do meu trabalho nas redes sociais pelo meu tratamento dental valeram totalmente a pena. Minha cliente obteve ótimos resultados com posicionamento na internet e eu consegui ‘arrumar’ meus dentes tanto esteticamente quanto no quesito saúde, mesmo”, reforçou, concluindo que acredita que muitos trabalhos em permuta valem a pena, sendo preciso, porém, muita cautela na hora de negociar, para que o acordo seja bom para ambos os lados.

Veja Também