Conheça os atletas convocados para os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022

Faltando 50 dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira

Postado em: 13-01-2022 às 21h04
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça os atletas convocados para os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Gustavo Haidar, Anders Pettersson, Mizael Conrado e Jonas Freire participam da live de convocação para os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 | Foto: Ale Cabral/CPB

Faltando 50 dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocaram os seis atletas que representarão o país.

O anúncio foi feito por Mizael Conrado, presidente do CPB, e Anders Pettersson, presidente da CBDN e que também será o chefe da missão brasileira em Pequim durante os Jogos. As Paralimpíadas estão marcadas para acontecer entre os dias 04 e 13 de março deste ano.

Os atletas convocados foram: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Robelson Moreira Lula e Wesley dos Santos, da modalidade esqui cross-country, além de André Barbieri, que disputará provas de snowboard.

Continua após a publicidade

Retrospecto

Importante destacar que esta será a maior a delegação brasileira em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno em toda a história. Pequim 2022 será a terceira vez que o Brasil participará das Paralimpíadas de Inverno. A primeira participação aconteceu em 2014, em Sochi, na Rússia, quando André Cintra, do Para Snowboard, e Fernando Aranha, do Para Ski Cross Country, representaram o país na neve. Já em PyeongChang, na Coreia do Sul, quatro anos depois, foram três representantes brasileiros: Aline Rocha e Cristian Ribera, do Para Ski Cross Country, e André Cintra, do Para Snowboard.

“Quero parabenizar todos os atletas. Todos nós sabemos as dificuldades. É muito difícil passar por um ciclo como esse e conquistar uma vaga em uma competição na neve. Há outros países com mais tradição. Começamos nossa participação apenas há oito anos e, hoje, já levamos seis atletas. Com certeza, eles vão viver um momento único e com a honra de representar um país de mais de 200 milhões de pessoas”, pontuou o presidente do CPB.

O programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno contempla as modalidades disputadas na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e os esportes de gelo (para hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).

Veja Também