Daniel Serra e Ricardo Maurício foram os primeiros vencedores da Stock Car no Aeroporto RIOgaleão

Após uma década de ausência, o GP Galeão festejou a volta do automobilismo ao Rio de Janeiro com duas corridas bastante movimentadas

Postado em: 11-04-2022 às 10h58
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Daniel Serra e Ricardo Maurício foram os primeiros vencedores da Stock Car no Aeroporto RIOgaleão
Tricampeões dominam GP Galeão, que faz festa do automobilismo no Rio de Janeiro | Foto: Duda Bairros/Stock Car

Após uma década de ausência, o GP Galeão festejou a volta do automobilismo ao Rio de Janeiro com duas corridas bastante movimentadas e emocionantes neste domingo (10) no Circuito Cacá Bueno, instalado na pista do Aeroporto Internacional RIOgaleão Tom Jobim. Em dia protagonizado por dois tricampeões da Stock Car , Daniel Serra e Ricardo Maurício, ambos da Eurofarma RC, saíram da Cidade Maravilhosa com as vitórias nas Corridas 1 e 2, respectivamente. Serrinha ainda assumiu a liderança do campeonato e agora soma 99 pontos, um a mais que o atual campeão, Gabriel Casagrande.

Ricardinho Maurício, porém, deixou o Rio de Janeiro como o maior pontuador da etapa. Terceiro colocado na Corrida 1, o tricampeão conquistou a vitória na segunda prova do dia depois que Marcos Gomes, da Cavaleiro Sports, foi punido em 5s após passar Maurício na Curva Petrópolis, quando o trecho era sinalizado por bandeira amarela. Com isso Ricardinho concluiu o fim de semana com 46 pontos e faturou o “Claro 5G Man of the Race”, prêmio concedido a quem atinge a maior pontuação no final de semana.

Corrida 1

Continua após a publicidade

Já na largada, o público teve outra surpresa, com fileiras de sete carros ficaram lado a lado na Reta da Apoteose, acentuando a expectativa de competitividade pelas características do traçado montado no Galeão. Daniel Serra foi o grande protagonista da Corrida 1 ao liderar praticamente de ponta a ponta, enquanto Matías Rossi comprovou a ótima forma mostrada desde sábado e terminou em segundo. Sergio Jimenez, que tinha ritmo forte e parecia encaminhado para o primeiro pódio da temporada, foi envolvido em incidente no episódio em que Rubens Barrichello e Beto Monteiro escaparam na Curva Petrópolis. Os três pilotos abandonaram.

Ao fim de 26 voltas, Serra cruzou a linha de chegada e venceu a Corrida 1, enquanto Matías Rossi foi o segundo colocado. Ricardo Maurício completou o pódio do GP Galeão. Gabriel Casagrande foi o quarto, seguido por Cesar Ramos e Felipe Massa, que obteve seu melhor resultado na Stock Car. Guilherme Salas, Thiago Camilo, Rafael Suzuki e Felipe Baptista fecharam a relação dos dez primeiros colocados.

“Foi um fim de semana muito legal para a equipe e para o evento. Quero dar os parabéns à categoria pela estrutura que foi montada aqui. Estou muito feliz por ter conseguido a pole e a vitória. Isso mostra o quanto estivemos fortes aqui para a Corrida 1. Marcamos muitos pontos e subimos no campeonato. É um impulso para voltarmos ainda mais fortes para a próxima etapa”, disse Daniel Serra que é o novo líder do campeonato.

Corrida 2

A segunda prova foi igualmente emocionante e trouxe um desfecho imprevisível. Felipe Baptista largou na frente em razão da regra do grid invertido e lutou por várias voltas com Thiago Camilo pela liderança, mas perdeu terreno depois da janela de pit-stops obrigatórios. Daí em diante, nas voltas finais, Ricardo Maurício assumiu a liderança, seguido por Marcos Gomes, Gaetano di Mauro, Gianluca Petecof e Bruno Baptista.

Na penúltima volta, aumentando a tensão nos momentos finais Marquinhos passou Maurício na Curva Petrópolis (4), em trecho que naquele momento era sinalizado por bandeira amarela. Gomes conseguiu manter a ponta e logo depois cruzou a linha de chegada em primeiro. Mas seu erro não passou despercebido e a direção de prova determinou punição de 5s, com Ricardinho declarado vencedor. Bruno Baptista foi o segundo e Gaetano di Mauro completou o pódio. Em seu melhor resultado na Stock Car, Gianluca Petecof foi o quarto, à frente de Gabriel Casagrande. Os cinco segundos de punição foram o suficiente para Marcos Gomes cair de primeiro para sexto.

“Foi um momento muito especial para nós, para toda a equipe Eurofarma-RC, por ter levado as duas vitórias para casa. Não tive a melhor das estratégias na primeira corrida, mas ainda consegui o pódio, foi muito importante. Me posicionei muito bem na largada da Corrida 2, de oitavo para terceiro lugar. Tivemos aquele incidente na Curva 4 com o Marquinhos, que tentou passar onde tinha bandeira amarela, e aí não pode. Sabíamos que iríamos reverter essa posição. Mas o que mais importa é levar a vitória para casa, ser o maior pontuador do fim de semana e voltar para o jogo. Isso é o que importa”, declarou Ricardo Maurício.

Top-10 do campeonato após três etapas

1º – Daniel Serra, 99 pontos

2º – Gabriel Casagrande, 98

3º – Thiago Camilo, 78

4º – Ricardo Maurício, 74

5º -Cesar Ramos, 63

6º -Gaetano di Mauro, 59

7º – Rubens Barrichello, 56

8º – Bruno Baptista, 55

9º -Marcos Gomes, 51

10º – Rafael Suzuki, 50

Veja Também