FGF realiza conselho técnico e define novo formato para o Campeonato Goiano

Marcado para começar no dia 11 de janeiro, o Goianão de 2023 será disputado em um formato diferente dos últimos anos

Postado em: 07-11-2022 às 23h27
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: FGF realiza conselho técnico e define novo formato para o Campeonato Goiano
O conselho técnico do Campeonato Goiano de 2023 foi realizado nesta segunda-feira (7) | Foto: Federação Goiana de Futebol

Pouco mais de uma semana após a última rodada da Divisão de Acesso, que definiu os dois clubes que subiram para a primeira divisão estadual, a Federação Goiana de Futebol (FGF) realizou, nesta segunda-feira (7), o conselho técnico da próxima edição do Campeonato Goiano, que começará no dia 11 de janeiro.

Com representantes de 11 dos 12 clubes que disputarão o Goianão, ficou decidido que o torneio será disputado em um novo formato a partir da próxima temporada. Diferentemente do que aconteceu nos últimos anos, onde as equipes eram divididas em dois grupos de seis, o campeonato do ano que vem não terá grupos. Na primeira fase, todos se enfrentam, o que também não vinha acontecendo.

Para o mata-mata, não há mudança. Eles seguirão sendo disputados em três fases: quartas de final, semifinal e final. Em todas elas, os clubes farão jogos de ida e volta, com os melhores classificados decidindo em casa. Como não há mais a divisão por grupos, os oito melhores da primeira fase avançam para as quartas de final, onde os melhores classificados enfrentarão os piores classificados. Na reunião, foi sugerido o benefício de dois resultados iguais para classificar o melhor colocado nos duelos das quartas de final, mas a proposta acabou não sendo aceita.

Continua após a publicidade

Nos 11 jogos da primeira fase, metade dos clubes fará um jogo a mais em seus domínios. Os seis melhores classificados da última edição do Campeonato Goiano terão o direito de realizar uma partida a mais em seus respectivos estádios, enquanto que os quatro piores de 2022, aliados ao Inhumas e ao Goiânia, que vieram da segunda divisão, terão cinco partidas como mandante.

Mesmo sem a divulgação da tabela de jogos, ficou pré-estabelecido o mando de campo dos três principais clássicos da primeira fase. O duelo entre Atlético e Goiás acontecerá no Estádio Antônio Accioly. O Esmeraldino será o mandante do clássico contra o Vila Nova. Por fim, o Tigre receberá o Dragão, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.

Para a primeira rodada, ficou definido que, quem não for enfrentar Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova, fará sua estreia no dia 11. Já o restante estreia no dia seguinte. Cada um dos 12 clubes poderá inscrever seus jogadores para a primeira fase até a oitava rodada. No mata-mata, as equipes poderão inscrever mais dois jogadores.

Outra novidade é que, a partir de 2023, o uso do VAR está liberado. Para que o aparelho seja utilizado, caberá ao clube mandante optar e custear sua utilização. Nos últimos anos, o instrumento foi usado apenas em alguns casos, como em finais.

Veja Também