Amor e cuidado na produção animal em pauta no podcast Papo Xadrez

Em bate-papo, a veterinária compartilhou conquistas da carreira, desmistificou a produção agropecuária e mostrou o amor pelos animais de pequeno e grande porte

Postado em: 17-01-2023 às 18h12
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Amor e cuidado na produção animal em pauta no podcast Papo Xadrez
Em bate-papo, a veterinária compartilhou conquistas da carreira, desmistificou a produção agropecuária e mostrou o amor pelos animais de pequeno e grande porte | Foto: Isabella Souza Lima/ O Hoje

Na segunda-feira (16), os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso receberam a Diretora da Sociedade Agropecuária, Isabela Plazza Bittar, na 47ª edição do podcast Papo Xadrez, para uma conversa esclarecedora sobre a medicina veterinária e a produção agropecuária. Além do cargo como diretora, Isabela é anestesiologista e veterinária. 

Em uma conversa bastante informativa e, por vezes, emocionante, a veterinária revelou ao papo as emoções, desafios e concepções equivocadas sobre o setor agropecuário. Entre detalhamentos de sua carreira e produção científica, ela demonstrou o grande amor e vocação para o cuidado de animais. 

Desde cachorros a cavalos e vacas, a infância da anestesiologista foi atravessada pelo convívio com os bichos. Ela nos revela que “a paixão pela veterinária é antiga”, uma vez que os pais eram produtores agropecuários e o ambiente da fazenda a preparou desde cedo para o trato de animais. 

Continua após a publicidade

Entre os momentos difíceis da profissão, Bittar denunciou os casos de maus-tratos aos animais e a dura tarefa de lidar com a perda dos bichinhos que fazem a vida de seus donos mais alegre. No entanto, ela se intitula como “positiva” ao dizer que a consciência sobre os cuidados com animais tem crescido nos últimos anos. 

A produção animal – que, muitas vezes, é vista como cruel pelo senso comum – também foi pauta da conversa com a veterinária. De acordo com ela, “a produção animal não é igual à exploração animal”, já que “a fazenda é uma empresa. A pessoa que quer, hoje, se destacar na produção animal, precisa trazer isso para dentro da fazenda”, salienta ao dizer que a qualidade da produção está ligada ao bem-estar dos bichos.  

Bittar também se prontificou a detalhar o papel do agronegócio na produção e abastecimento de alimentos no país. Embora o setor produtivo esteja afastado da sociedade, o que decorre da “falta de marketing” da área, ela afirma que há uma tentativa de divulgar à população os benefícios que o mercado agropecuário viabiliza. 

Além da profissão, Isabela também contou ao Papo sobre a sua paixão pelos animais. Dona de dois cachorros – a Cacau e o Passarinho –, ela revelou que, em sua fazenda, há cerca de 38 cães e ainda disse sobre o seu amor por cavalos. 

Emocionada, a veterinária se recorda de momentos tristes: Isabela contou ao podcast que, certa vez, um senhor chegou à clínica com um pinscher bastante debilitado – sua única recordação da filha que havia falecido. Ela comenta que é muito fácil sentir apego pelos animais que atende ao longo da profissão e “é muito gratificante” proporcionar qualidade de vida aos pets. 

Ao ser questionada sobre os procedimentos científicos em animais, Bittar acredita que “todo radicalismo é difícil, você não resolve problemas sendo radical”. Por outro lado, ela disse que é necessário ser “crítico” sobre a conduta dos procedimentos em animais e acrescenta que “toda pesquisa passa por um comitê de ética, então não é autorizado nenhum tipo de maus-tratos”. 

Ela também enfatizou que, hoje em dia, a produção agropecuária atravessa a sustentabilidade – isto é, não é possível garantir uma boa produtividade sem prezar pelo bem-estar do animal, cuidados com a água e solo e a preservação. “Não ser sustentável não é eficiente”, acrescenta. 

Em bate-papo, a veterinária compartilhou conquistas da carreira, desmistificou a produção agropecuária e mostrou o amor pelos animais de pequeno e grande porte. Você pode conferir trechos da entrevista no instagram do Papo Xadrez ou assistir à entrevista completa no canal do YouTube, ‘Papo Xadrez’.

Nos últimos episódios

Isabela Plazza Bittar, veterinária, anestesiologista e produtora agropecuária, está na 47ª transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Isabela se junta aos outros 54 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores, aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também