Conheça os mitos e verdades de alimentos que ajudam a combater a gripe e covid

Tomar chá de ervas com propriedades antimicrobianas são estratégias para combater os sintomas da gripe mais facilmente

Postado em: 23-01-2022 às 13h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça os mitos e verdades de alimentos que ajudam a combater a gripe e covid
Tomar chá de ervas com propriedades antimicrobianas são estratégias para combater os sintomas da gripe mais facilmente | Reprodução/Internet

Os alimentos podem ser um bom aliado para o bom funcionamento do sistema imune, ainda mais em tempos de Covid, gripe e demais doenças virais. Alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, probióticos, vitaminas A, C e E são os mais indicados para melhorar o sistema imune, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente.

De acordo com especialistas, escolher bem o que comer, quando infectado por uma gripe por exemplo, pode melhorar bastante o bem-estar, pois ajuda a aliviar alguns dos sintomas como febre, dor no corpo, congestão nasal e contribui para a recuperação do organismo.

“Quando estamos doentes é importante aumentar a ingestão de calorias e principalmente líquidos, para ajudar o corpo no combate do vírus, além de aumentar a eliminação de urina, e facilitar a liberação de toxinas que vão se formando”, afirmou a nutricionista Stella Matos.

Continua após a publicidade

A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que faz com que a doença se prolongue e é por isso que o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água ajudam a adquirir imunidade e melhorar da gripe. Confira algumas dicas de alimentos que nutricionista afirma ser o diferencial na recuperação.

Sopa de legumes ou canja

Tomar uma sopa ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente. Além disso, o vapor dos legumes quentes também ajuda a desentupir o nariz.

A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitaminas A, C e E e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imune. Além disso a sopa tem sódio e potássio que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

Frutas e legumes

As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras e vitaminas C, A e Zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus ao aumentar as defesas do corpo. As mais indicadas são as frutas cítricas devido ao elevado teor de vitamina X, como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade.

Além disso, é interessante também aumentar o consumo de couve, cenoura e tomate, já que são fontes de betacaroteno, um antioxidante que pode ter ação contra infecções e é capaz de estimular o sistema imune.

Chás de ervas

O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar, é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda na descongestão nasal. “Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã e Ginseng, que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz”, diz Stella.

“No caso da inalação, um dos chás mais aconselhados para esse fim é o de eucalipto e para realizar a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, respirando o seu vapor”, explica. Outra opção de chá para gripe é o de anis-estrelado que possui propriedade antiviral.

Iogurte ou leite fermentado

O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajuda a melhorar a flora intestinal e fortalecer o sistema imune porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. O Yakult e o Activia são bons exemplos de iogurtes ricos em lactobacilos e bifidobactérias que podem ser utilizados para prevenir e tratar a gripe.

Temperos que ajudam a aumentar imunidade

Alguns temperos como alho, mostarda e pimenta são úteis para descongestionar o nariz, pois ajudam a dissolver o catarro, além de ajudarem a reduzir a febre e as dores no corpo. Outros temperos que também podem combater os sintomas do resfriado e da gripe são alecrim, orégano e manjericão. 

Esses temperos podem ser utilizados para temperar os alimentos, incluindo as carnes baixas em gordura, que são uma excelente fonte de proteínas e que ajudam a recuperar o corpo mais rapidamente.

Veja Também