Descubra o sabor da tradição francesa em uma versão vegan e saudável

Em tempos onde a consciência alimentar se torna mais presente, o Ratatouille vegano surge como uma opção que vai além do sabor, promovendo a conexão com a natureza e o respeito aos animais

Postado em: 02-01-2024 às 08h46
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Descubra o sabor da tradição francesa em uma versão vegan e saudável
Foto: Shutterstock

Em meio aos debates sobre saúde e preservação ambiental, o veganismo surge como um estilo de vida que vai além da alimentação, redefinindo hábitos para minimizar o impacto no meio ambiente. Neste contexto, a receita de Ratatouille se destaca como uma opção deliciosa que respeita a natureza e proporciona uma experiência gastronômica única.

A simplicidade dos ingredientes contrasta com a riqueza de sabores que se desenvolvem durante o preparo. O molho de tomate, com toques de cebola, manjericão e alecrim, eleva o prato a outro patamar.

O processo de preparo é cuidadoso e envolvente, desde o refogado da cebola até a criação das camadas de legumes no refratário, intercaladas com o molho. O resultado é um Ratatouille assado no forno, exalando aromas irresistíveis e cores vibrantes. A finalização com folhas frescas de manjericão e alecrim proporciona um toque final de frescor e sofisticação.

Continua após a publicidade

Ingredientes:

Ratatouille:

1 abobrinha

1 berinjela

1 pimentão amarelo

2 tomates maduros

Sal

Pimenta do reino

Azeite de oliva

Molho de tomate:

300g de tomate pelado

1/2 cebola picada

Sal

Pimenta do reino

Manjericão

Alecrim

Azeite

Modo de Preparo:

Molho de tomate: Refogue a cebola picada no azeite de oliva. Adicione os tomates, um pouco de água, e cozinhe até reduzir pela metade. Tempere com sal, manjericão e alecrim. Cozinhe até engrossar e reserve.

Ratatouille: Coloque o molho de tomate em um refratário. Corte os legumes em rodelas finas e faça camadas alternadas com o molho. Finalize com sal, pimenta do reino e azeite. Asse a 180ºC por cerca de 30 minutos.Ao retirar do forno, decore com manjericão fresco e alecrim.

Veja Também