Quinta-feira, 28 de março de 2024

Comida di Buteco 2022 começa nesta semana no circuito Goiás; conheça os 48 participantes

Concurso será realizado até 8 de maio e vai envolver estabelecimentos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que concorrem ao título de melhor boteco do Estado

Postado em: 07-04-2022 às 15h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Comida di Buteco 2022 começa nesta semana no circuito Goiás; conheça os 48 participantes
Concurso será realizado até 8 de maio e vai envolver estabelecimentos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que concorrem ao título de melhor boteco do Estado | Foto: reprodução

O Comida di Buteco 2022 tem início nesta sexta-feira, 8 de abril, e se estende até 8 de maio, com a participação de 48 estabelecimentos no circuito Goiás. Bares de Goiânia e Aparecida de Goiânia concorrem ao título de melhor boteco do Estado. Neste ano, o tema para elaboração dos pratos é livre e todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 27,00. O foco do concurso é manter a tradição de ‘transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa’, promovendo a valorização da cultura de ‘buteco’, além de eleger também, desde 2016, o Melhor Boteco do Brasil.

Por ser um concurso e não um festival, o Comida di Buteco elege o ‘Melhor Buteco’ de cada circuito e não o melhor petisco. São escolhidos os vencedores e 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. Em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, que impactou economicamente os estabelecimentos, não houve desclassificação de botecos.

Em 2022, na primeira etapa do concurso (abril a maio), em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Continua após a publicidade

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade, avaliando a performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o ‘Melhor Buteco do Brasil’, que será conhecido e premiado em julho de 2022.

Lista de botecos participantes no circuito Goiás/Petisco elaborado

1 – Bacabas Bar e Restaurante – Goiânia: Petisco Mini filé de tilápia empanada (Mini filé de tilápia empanada)

2 – Bar Cruzeiro – Goiânia: Petisco Frango Cruzeiro à moda da Casa (Frango à passarinho assado, envolvido na pimenta e especiarias)

3 – Bar do Chicão – Goiânia: Petisco Discoteca (Disco de bacalhau, acompanha molho da casa)

4 – Bar Dodô – Goiânia: Petisco Bem Bolado de rabada (Bolinho de rabada recheado com agrião e queijo provolone)

5 – Bar e Petiscaria Califórnia – Aparecida de Goiânia: Petisco Coxas empanadas a Califórnia (Coxas empanadas e recheadas com queijo)

6 – Bar Frango Gaúcho – Goiânia: Petisco Bolinho de Linguiça Toscana BLT 22 (Bolinho de linguiça de frango toscana, recheado com queijo muçarela, empanado com farinha de rosca e trigo. Acompanha molho verde especial)

7 – Bar Ponto 18 – Goiânia: Petisco Derramado (Croquete de mandioca com costela bovina, cobertos com o molho de queijos)

8 – Bar Via 70 – Goiânia: Petisco Copa 70 (Almôndegas recheadas de queijo e azeitona acompanhada de mandioca cozida)

9 – Bento´s Bar – Goiânia: Petisco O dono do bar (Croquetes de linguiça caipira Bentos Bar, recheados com muçarela, servidos com molho barbecue de goiabada)

10 – Betos Bar – Goiânia: Petisco Panceta do Betos Bar (Panceta do Betos Bar)

11 – Bicudo Carne de Sol – Goiânia: Petisco Tirinhas de torresmo (tirinhas de torresmo)

12 – Bistrô Chica Doida – Aparecida de Goiânia: Petisco Gole da janta (Picanha assada na brasa regada com fios de queijo, acompanhada com mandioca a moda da casa e finalizada com uma fatia de abacaxi dourada e assada na brasa)

13 – Boteco do Filhote – Aparecida de Goiânia: Petisco Disco Diou #Deoutromundo (Disquinho feito com costela de tilápia e recheado com queijo muçarela. Acompanha dois molhos, geleia de pimenta com barbecue e alcaparras)

14 – Botequim Manda Brasa – Goiânia: Petisco Panceta do sertão (Panceta servido com mandioca, limão taiti e mel)

15 – Buteco do Zé Abílio – Goiânia: Petisco Espetos recheados (Espeto bovino recheado com bacon e cream cheese, e de pimenta recheada com goiabada, acompanhados com geleia de pimenta e molho chipot)

16 – Buteko do Leozinho – Goiânia: Petisco Hot Chicken do Leozinho (Coxa e sobrecoxa à passarinho, acompanhada de molho especial da casa)

17 – Buteko do Peixe – Goiânia: Petisco Lombo de pirosca (Lombo de pirosca na brasa)

18 – Calambau Chopp – Goiânia: Petisco Iscas de lombo de porco (Iscas de lombo de porco)

19 – Caldos Imola – Aparecida de Goiânia: Petisco Cumbuca a caçador (Cubos de pernil suíno defumado artesanalmente, abacaxi caramelizado no pão italiano)

20 – Camargos Chopp – Goiânia: Petisco Disquinho de feijoada (Porpeta Mista com recheio de feijoada)

21 – Capela Rangos i Biritas – Goiânia: Petisco Panceta é de casa (Panceta temperada com ervas finas e alecrim acompanhada de mandioca salteada na manteiga do sertão, servidos com barbecue de goiabada e geleia de pimenta)

22 – Casarão do Pastel – Goiânia: Petisco Estrogonofe Lá Rússia (Pastéis recheados de estrogonofe de frango e carne)

23 – Churrasquinho do Dedé – Goiânia: Petisco Pão duro (Pão sírio recheado com carne, requeijão e mostarda e assado na churrasqueira)

24 – Costela e Cia – Goiânia: Petisco Costela gaúcha ao sertão (Costela assada ao bafo coberta com queijo do sertão)

25 – Cumpadi Bar – Goiânia: Petisco Costela de Adão (Costelinhas suínas defumadas e fritas, envolvidas em molho barbecue e gergelim, acompanhadas de batatas fritas)

26 – Del Lest Bar e Conveniência – Goiânia: Petisco Canapé de mandioca com carne de sol (Purê de mandioca empanado em farinha crocante e frito com topping de carne de sol desfiada e temperada à modo da casa com creme de queijo)

27 – Dom Cirus – Goiânia: Petisco Sim´Pracidade (Pastéis recheados de frango)

28 – Dom Pedro Bar e Cozinha – Goiânia: Petisco Bacalhau do Dom (Bacalhau desfiado, acompanhado de mousseline de batata, queijo derretido e palha de mandioca frita)

29 – Espetoso Boteco de Bairro – Goiânia: Petisco Kafta aos murros (Kafta Bovina assada na brasa, coberta com queijo raclete derretido e acompanhada com a famosa batata aos murros)

30 – Gota Azul Bar – Goiânia: Petisco Surpresinha do Gota (Escondidinho de carne seca com catupiry)

31 – Gurupi Restaurante – Goiânia: Petisco Aglomerados (Bolinhos de legumes com carne moída e empanados em farinha de mandioca)

32 – Jajá Drinks – Goiânia: Petisco Discoteca do Jajá (Discos recheados com muçarela e cheddar)

33 – Jantinha do Lipão – Goiânia: Petisco Panceta (Barriga de porco com pele)

34 – Limas Bar – Goiânia: Petisco Pastelito (Pasteis recheados de Tilápia com catupiry e camarão)

35 – Macambiras Bar – Goiânia: Petisco Kiev de Tilápia (Kiev de Tilápia com provolone empanado com farinha panko)

36 – Magia do Peixe – Goiânia: Petisco Risotinho frito (Bolinho de arroz recheado com camarão e queijo)

37 – Meninas Megacheffs – Aparecida de Goiânia: Petisco Porpeta de espaguete (Porpeta de espaguete ao molho maracutili, recheado com bolonhesa)

38 – Quintal de Mainha – Goiânia: Petisco Virgulino (Bolinho de feijão verde recheado com queijo coelho, acompanha maionese de limão e vinagrete de maxixe)

39 – Quiosque Mack Locoo – Goiânia: Petisco Cebola Recheada (Almôndega recheada com queijo e coberta com cebola e bacon)

40 – Rancho 55 – Goiânia: Petisco Cachorro quente de panceta (Panceta assada com ragu de panceta, linguiça caseira defumada e barbecue de goiabada)

41 – Restaurante e Bar Village 33 – Goiânia: Petisco Sabor Goiano (Disco de Pernil)

42 – Retrô Bar – Aparecida de Goiânia: Petisco Bolinho Retrô (Bolinho de purê de batata recheado com queijo e carne de sol)

43 – Rocket 07 – Goiânia: Petisco Pico do Cerrado (Pulled Pork coberto com veloudé de 3 queijos, acompanhado de bastões de aipim crocante e finalizado com alho frito)

44 – Savana Cervejaria – Aparecida de Goiânia: Petisco Bolinho do Cerrado (Bolinho de pirão de frango com mandioca, queijo e presunto)

45 – Toca do Dino – Goiânia: Petisco Amo ela (Escondidinho de moela invertido com molho de tomate e temperos especiais da casa sobre cama de purê de batata)

46 – Toka do Véi – Aparecida de Goiânia: Petisco Isquinha Arrojada (Isca de tilápia acompanhada com molho da casa)

47 – Varanda Bar e Restaurante – Aparecida de Goiânia: Petisco Lâminas de porco recheado (Lâminas de lombo de porco recheadas com presunto e muçarela ao molho shoyo, empanadas com farinha de rosca e batata palha e acompanhadas de geleia de abacaxi apimentada)

48 – Vila Rica Bar e Restaurante – Goiânia: Petisco Mini disco com provolone (Mini discos recheados de provolone)

Pelo Brasil

Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco hoje cobre todo o País. São 21 circuitos espalhados por 12 estados e o Distrito Federal, envolvendo 40 cidades brasileiras. Em Goiás, o concurso está na 14ª edição, em 2022, e chega a 22ª edição nacional. Com 480 botecos participantes em 2021, o concurso ampliou a presença de estabelecimentos neste ano, chegando a 800 botecos de Norte a Sul do País. Um dos motivos para essa ampliação é a busca pela retomada e o fortalecimento do segmento de bares e restaurantes, que está entre os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19. De acordo com a organização do Comida di Buteco, 30% dos botecos do concurso, em todo o Brasil, tiveram suas portas fechadas no período 2020 e 2021.

Com o foco de ‘transformar vidas’, o concurso tem como perfil de botecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. Todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como fontes financiadoras; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do boteco – gera empregos, impostos, turismo; e abrange grandes parceiros, mídia jornalismo, influenciadores e, finalmente, o público, que visita e vota nos botecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca, de forma poderosa, toda a cadeia na qual o boteco está inserido.

Veja Também