Todo fã de terror precisa ler esses livros da DarkSide!

Histórias macabras para quem é corajoso!

Postado em: 30-01-2024 às 18h00
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Todo fã de terror precisa ler esses livros da DarkSide!
Histórias macabras | Foto: iStock

Fãs de terror… vocês conhecem a editora DarkSide? Creio que sim. Se você, por acaso, ainda não conhece, é uma editora brasileira especializada nos gêneros de ficção científica, terror, fantasia e quadrinhos, sendo a primeira editora brasileira dedicada exclusivamente a esses nichos.

Nesta lista, separei alguns livros essenciais para os fãs de terror, livros macabros, livros para quem tem estômago forte! Prepare-se para ler essas obras chocantes!

1 – A volta do parafuso, Henry James

Lançamento no dia 23 de fevereiro de 2024 – Pré-venda disponível

Continua após a publicidade

Uma das maiores histórias de fantasmas de todos os tempos

No final do ano de 1897, o escritor norte-americano Henry James foi contratado pela revista literária Collier’s Weekly para escrever uma história de fantasmas. O resultado, a novela A Volta do Parafuso, foi publicada em doze partes entre janeiro e abril de 1898. Posteriormente, a história foi publicada em livro e se tornou um clássico da literatura de horror, sendo reeditada e adaptada constantemente ao redor do mundo. Mais de um século depois, ela agora vai assustar os leitores brasileiros neste novo lançamento da DarkSide® Books, em edição imperdível da marca Medo Clássico.

Na véspera de Natal, alguns amigos se reúnem em volta de uma fogueira. Um deles lê um manuscrito de uma mulher já falecida, sobre a época em que ela foi encarregada de educar e proteger dois órfãos de descomunal beleza, Flora e Miles, na propriedade rural de Bly, em Essex, Inglaterra. Com um ritmo magistral, que mantém o suspense até o fim, acompanhamos a narrativa dessa mulher que conta com intimidade o desenrolar dos eventos com as crianças e os funcionários da mansão.

Integrando a marca Medo Clássico, ao lado de nomes como Mary Shelley, Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Stevenson e Joseph Conrad, a edição da DarkSide® Books conta ainda com ilustrações de explodir os olhos do premiado ilustrador italiano Marco Mazzoni, criadas especialmente para este livro, e uma esclarecedora introdução da tradutora Luci Collin, em que ela destrincha fatos importantes do contexto original da publicação e afirma que A Volta do Parafuso condensa “muitos elementos dramáticos como o amor não correspondido, a morte, a virtude não apreciada, a inocência corrompida, as forças do mal na existência humana, sendo também um dos textos com qualidades mais teatrais de James: um único cenário em uma misteriosa mansão, rostos pálidos que surgem nas janelas, figuras estranhas que aparecem e desaparecem, cenas e diálogos melodramáticos e a tensão entre inocência e forças malignas”.

A Volta do Parafuso influenciou vários autores bem conhecidos dos darksiders, entre eles Peter Straub, Oscar Wilde, Virginia Woolf, Frances Hodgson Burnett, e Joyce Carol Oates. Em seu livro sobre o horror, Stephen King o considera uma das maiores histórias de horror sobrenatural. Além disso, o livro serviu de base para várias produções cinematográficas, dos filmes Os Inocentes (1961) e Os Outros (2001), à cultuada série A Maldição da Mansão Bly (2020), do diretor Mike Flanagan responsável também por A Maldição de Hill House (2018) e Doutor Sono (2019). Agora o leitor tem a oportunidade de também fazer parte deste clube seleto, com a mais especial das edições.

2 – Clássicos japoneses sobrenaturais, Richard Gordon Smith

O folclore e as raízes do horror japonês que inspirou mestres como Junji Ito, Murakami, Nagabe, Yōko Ogawa, Koji Suzuki, Shintaro Kago, Tsugumi Ohba, entre muitos outros

Divindades e criaturas sobrenaturais marcam forte presença no folclore japonês e protagonizam inúmeras lendas e narrativas transmitidas de uma geração a outra, mexendo com o imaginário das pessoas. Histórias que exploram elementos fantásticos, assustadores e misteriosos revelam a visão de mundo do povo japonês dos tempos remotos, sua percepção da natureza e dos fenômenos naturais e dá pistas sobre seus medos diante de aspectos desconhecidos e incompreensíveis.

Clássicos Japoneses Sobrenaturais reúne 57 contos com temáticas variadas, que vão desde o sobrenatural ― que aborda a interação de seres humanos com monstros, fantasmas, deuses, espíritos de elementos da natureza e animais ―, passando por narrativas épicas de samurais e grandes figuras, culminando com o horror que deixou marcas profundas na sociedade japonesa.

Fruto da pesquisa sobre oralidade de Richard Gordon Smith, o naturalista britânico que enxergou a história por trás da paisagem, a obra foi publicada originalmente em 1908 na Inglaterra. Smith, que pisou o solo japonês pela primeira vez em 1898, chegou ao país com o objetivo de coletar amostras da fauna e flora para compor o acervo de história natural do British Museum. No entanto, as ricas lendas e relatos de caráter extraordinário o encantaram de imediato, levando-o a pesquisar e coletar histórias perturbadoras enquanto percorria o país para cumprir sua missão.

O Japão mantivera-se isolado do resto do mundo por mais de 200 anos, durante o xogunato Tokugawa, e havia reaberto seus portos para comércio exterior em 1858, apenas quarenta anos antes da chegada de Gordon Smith ao país. Durante o período de reclusão, o intercâmbio com outros países era bastante limitado, o que fez com que a arte e a cultura japonesa se desenvolvessem praticamente sem influência estrangeira.

Embora o país passasse por uma rápida modernização e a presença de estrangeiros se tornasse cada vez mais comum na época da chegada de Gordon Smith, muitas vezes ele foi o primeiro europeu a visitar certas regiões do arquipélago. Mas isso não o impedia de se comunicar com o povo. Contando com ajuda de intérpretes, ele obtinha os relatos das mais variadas fontes. Camponeses, pescadores, monges e crianças que encontrava em sua jornada compartilhavam com ele lendas regionais, testemunhos de acontecimentos misteriosos que se fundiram com o tempo e transformaram relatos reais, histórias de amor, tragédias familiares e toda a herança mística de seus antepassados em uma forma de realidade mágica cativante.

Sugawara Michizane e imperador Sutoku, retratados em dois dos contos, são personagens da vida real e figuram entre as “três maiores almas penadas” do Japão, que teriam morrido com tanto rancor e ódio no coração que diversos casos de desgraça e tragédias ocorridas depois de suas mortes são consideradas maldição de seus espíritos. Clássicos Japoneses Sobrenaturais apresenta ainda personalidades históricas como os samurais Akechi Mitsuhide e Saigo Takamori, os pintores Maruyama Okyo, Rosetsu e Tosa Mitsunobu e imperadores Engi e Toba.

Gordon Smith, que tinha o plano original de permanecer no país apenas por alguns meses, viveu ali a maior parte das duas décadas seguintes. A obra é uma compilação dos volumosos registros que ele havia feito em seu diário. Em alguns pontos, o autor britânico contesta a conduta de personagens que, do seu ponto de vista, tomam decisões muito radicais. Mas o mais evidente ao longo da obra é a sua admiração pela cultura e pelo senso de valor e honra do povo nipônico.

Um trabalho magistral ― inspiração para mestres como Junji Ito, Murakami, Nagabe, Yōko Ogawa, Koji Suzuki, Shintaro Kago, Tsugumi Ohba, entre muitos outros ― até então inédito, que revela a faceta variada da cultura e tradição do país e apresenta seus medos e anseios, além de uma perspectiva única sobre temas universais, como a morte, o amor, a inveja e a honra.

3 – Exumados, Daniel Kraus

Uma obra inquietante que revela a sujeira em nossas mãos

Roubo de túmulos. Que tipo de monstro faria uma coisa dessas? É verdade que Leonardo da Vinci fez isso, Shakespeare escreveu sobre isso e os “homens da ressurreição” da Escócia do século XIX praticamente transformaram isso em arte. Mas nada disso importa para Joey Crouch, um menino de 16 anos que tira boas notas, toca na banda da escola e procura não entrar em brigas. Sua calmaria é arrebatada por uma tragédia que o força a deixar tudo o que lhe é familiar para trás e viver com um pai que jurava não existir. E, com isso, novos limites são ultrapassados.

Prepare-se para desenterrar sentimentos apodrecidos que jazem em uma cova dentro de nós. Exumados, novo livro da Macabra em parceria com a DarkSide Books, é uma obra inquietante que mergulha os leitores em um mundo obscuro e visceral, e nos leva a questionar os limites da moralidade. A trama magistral de Daniel Kraus e os personagens inesquecíveis fazem de Exumados um épico comovente, aterrorizante e não convencional sobre pais e filhos, laços familiares complexos, tabus e o espectro sempre presente da mortalidade.

Com uma escrita poderosa, Daniel Kraus ― escritor já conhecido dos leitores brasileiros por conta da novelização do filme A Forma da Água, que deu a Guillermo del Toro o Oscar de Melhor Filme em 2018 ― explora os horrores da natureza humana, e estabelece um novo patamar no mundo do suspense e do horror. O livro foi vencedor do Odyssey Award em 2012 e finalista do Bram Stoker Award no mesmo ano.

4 – O Rei de Amarelo, Robert W. Chambers

Um livro, uma maldição, um nefasto conto de horror: prepare-se para integrar nossa Sociedade Secreta e desvendar os enigmas de Carcosa

Um projeto para resgatar tesouros e explorar o desconhecido. Uma experiência literária e lúdica, fértil de ideias, descobertas e sonhos. Sabendo que sem resgate não há futuro e que sem ritual não há magia, é com orgulho que a DarkSide® Books apresenta a sua visão de Sociedade Secreta, um projeto especial aberto a todos que amam a literatura e cultuam os poderes transformadores desta tecnologia milenar chamada livro.

Para iniciar esta jornada coletiva, escolhemos um dos livros mais enigmáticos da literatura: O Rei de Amarelo, de Robert W. Chambers, uma obra fundamental que nos conduz pelo labirinto sem fim de todas as manifestações artísticas, uma história entranhada na cultura pop, em literatura, televisão, cinema, quadrinhos, jogos de tabuleiro, RPG, video games, desenhos animados, séries e até no controverso prisma da inteligência artificial.

Em contos sombrios que exploram a relação entre arte, paixão e loucura, Chambers mergulha o leitor em um mundo de horror cósmico, onde o poder do Rei de Amarelo é temido e respeitado por todos aqueles que têm a infelicidade de conhecê-lo. Com uma prosa rica em detalhes e um senso de atmosfera intenso, Chambers cria uma obra-prima de terror literário que é igualmente fascinante e aterrorizante.

Servindo de inspiração para os mundos de H.P. Lovecraft e Robert E. Howard, para os bizarros seres de Guillermo Del Toro, Neil Gaiman e Alan Moore e para as visões da primeira temporada da série True Detective, a obra de Chambers tem motivado dezenas de autores e criadores por todo o século XX e além. Ecoando mitos do passado, lendas de hoje e horrores de uma América que ainda estaria por vir, Chambers conduz seus leitores pelas ruas sombrias de uma Carcosa povoada de monstros, artistas e heroínas, todos contaminados pela trama de um livro maldito que aproxima nomes como Oscar Wilde, Charlotte Perkins Gilman, Richard Matheson, Ray Bradbury e Stephen King.

E agora, esse mistério literário e narrativo chega na Casa da Caveira em dose dupla: numa edição especial, recriada como o próprio romance maldito, e na versão em quadrinhos de I.N.J. Culbard. Para a versão literária, escolhemos como anfitrião visual o artista internacional Samuel Araya, conhecido pelo público brasileiro por suas ilustrações e pinturas para o RPG Vampiro: A Máscara. Em sua arte meticulosa e terrífica, Araya nos leva por uma experiência de mergulho narrativo, um convite para novas descobertas e sentidos.

Com O Rei de Amarelo, tanto em sua versão literária quanto na sua adaptação para os quadrinhos, começamos uma jornada em busca das pedras fundamentais do universo de origem da DarkSide. Um universo sombrio e mágico, onde os enigmas da arte aguardam leitores apaixonados e investigadores místicos para descobrir o potencial da imaginação, dos sonhos e dos rituais que compartilhamos.

Sociedade Secreta

Sociedade Secreta convida os leitores da DarkSide® Books a uma experiência literária e gráfica, lúdica e mágica, a partir de obras inovadoras e repletas de significado e mistério. Com curadoria de Enéias Tavares (Parthenon Místico e Lição de Anatomia), são obras escolhidas a dedo para arrepiar, emocionar e cativar a imaginação de leitores aventureiros que há uma década tem devorado histórias na companhia da Caveira. Juntos, vam/os escavar, resgatar e desvelar. Vamos fazer renascer a grande conexão com as obras, artistas e ritos do passado. Celebrar os livros dentro dos livros, os sonhos dentro dos sonhos. Valorizar todas as mentes que ganharam a eternidade dentro de nós.

5 – O Assassino em Mim, Jim Thompson

Obra-prima macabra que influenciou artistas e diretores como Tarantino e Kubrick encontra seu lar na DarkSide Books

Você está pronto para entrar no inferno? Está pronto para levar um soco na boca do estômago e pegar carona para um mundo sombrio e verdadeiramente perturbador? A Macabra, em parceria com a DarkSide Books, escavou mais um grande clássico da literatura policial. O Assassino em Mim é uma obra-prima suja e transgressora que transpira álcool, sangue, nicotina e imoralidade. O livro de Jim Thompson exala seus cheiros, seus vícios e seu olhar cruel sobre personagens aparentemente comuns. Thompson vai te colocar na pele e na mente de um assassino em série diante de seus objetivos, desejos e troféus.

Marco da literatura noir e aclamado por sua narrativa visceral, O Assassino em Mim nos leva em uma jornada macabra pela mente de um predador. Lou Ford, o subxerife de um canto imundo no Texas dos anos 1950, aparenta ser um homem pacato e comum, querido por todos, mas guarda segredos sombrios e, aos poucos, sua personalidade perigosa surge em uma fúria visceral. Você será arremessado ao chão com uma sequência de golpes que o autor está disposto a desferir sem interrupção, e levado pela estrada empoeirada enquanto testemunha, pelo retrovisor da viatura, o pedido de socorro de outras vítimas.

O livro conta com uma introdução especial do grande mestre Stephen King e também uma adaptação cinematográfica, lançada em 2010. Testemunho da força e da profundidade dessa impactante história, o filme de Michael Winterbottom, conhecido por sua abordagem crua e violenta, retrata de forma magistral a complexidade dos personagens e a atmosfera sombria que permeia a narrativa. Com elenco de talentos excepcionais e direção habilidosa, o filme traz à vida a visão perturbadora de Thompson.

A Macabra e a DarkSide® Books convidam leitoras e leitores a capturar mais um monstro para a sua biblioteca. Um personagem tão real que poderia ter saído do livro Anatomia do Mal. Original, obscuro e com uma ironia violenta, Thompson cravou com unhas e dentes o seu lugar na literatura mundial. O monstro dele está pronto para morar em você.

6 – O Mal Nosso de Cada Dia, Donald Ray Pollock

Em uma cidade esquecida no interior de Ohio, a esposa de Willard Russell está à beira da morte, não importa o quanto ele beba, reze ou faça sacrifícios e oferendas. Com o passar dos anos, seu filho Arvin, uma criança negligenciada, torna-se um homem frio e cruel. Em torno deles, circula um nefasto e peculiar grupo de moradores ― um insano casal de assassinos em série, um pastor que come aranhas e um xerife corrupto ―, todos entrelaçados numa viciante narrativa da mais corajosa e sombria lavra americana. Donald Ray Pollock, o novo autor da DarkSide® Books, promete causar alvoroço nos corações mais frágeis. Ele constrói, com maestria, uma trama hiper-violenta, ambientada no pós-Segunda Guerra, repleta de personagens desagradáveis em um cenário devastador, cruéis o suficiente para cometerem crimes com a casualidade de quem troca de roupa. Mas isso não é tudo. Há muito mais por trás das manchas de sangue, da avareza e da mesquinharia: o desespero e as limitações de uma cidade pequena, a frustração de seus habitantes, a síntese de quem não equilibra luz e sombra dentro de si. O autor elabora uma narrativa tensa e profundamente perturbadora em seu primeiro romance. Pollock se insere na linhagem dos grandes contadores de histórias da América, como John Steinbeck e seu realismo, William Faulkner e Flannery O’ Connor e o magistral gótico sulista e Cormac McCarthy e seu visceral Onde os Velhos Não Têm Vez. Uma produção original Netflix, a adaptação cinematográfica do livro ― prevista para setembro de 2020 ― conta com direção do brasileiro Antonio Campos (Afterschool e The Sinner), produção do ator Jake Gyllenhaal e um elenco cheio de estrelas de Hollywood, protagonizado por Sebastian Stan (Capitão América), Tom Holland (Homem-Aranha), Robert Pattinson (só lembramos de O Farol), Bill Skarsgard (It: A Coisa), Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) e Eliza Scanlen (Objetos Cortantes). Se você é apaixonado por histórias sombrias e sinistras, O Mal Nosso de Cada Dia é o som e a fúria da nova literatura. Feche os olhos e comece a rezar.

7 – Quando os Adams Saíram de Férias, Mendal W. Johnson

DarkSide e Macabra se unem para resgatar o clássico perturbador de Mendal W. Johnson 

“Eles são apenas crianças… É apenas um jogo.” Foi o que Barbara, uma adorável babá de 20 anos, disse a si mesma quando acordou amarrada e amordaçada na casa dos Adams. Tinha que ser apenas um jogo.

No mundo perfeito e pacato que Barbara habitava, crianças comuns não mantinham um adulto cativo. Mas ela não contava com a inebriante crueldade que morava nessas crianças ― com os pais ricos de férias em algum lugar bem longe de casa, elas se viram no direito de explorar seus impulsos violentos em um jogo macabro e sádico. O que poderia ter sido uma brincadeira de muito mau gosto que passou dos limites logo se transforma em um jogo torturante de controle e deleite.

Quando os Adams Saíram de Férias, novo título da DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes, é uma das obras mais inquietantes e por vezes repulsiva do horror contemporâneo. Nas décadas que se seguiram à sua publicação original, em 1974, o best-seller de Mendal W. Johnson ganhou uma reputação à altura de suas palavras ― foi chamado de vil, maligno, perturbador e angustiante. Finais alternativos foram escritos por leitores incapazes de aceitar as sombras lançadas pelo autor, e o alívio de concluir a leitura se mostrou inigualável.

A violência transborda e parece gratuita, mas ela segue o fluxo irracional e primal da crueldade contida em cada personagem. Quando os Adams Saíram de Férias reúne a psique deturpada e evoca obras como Menina MáO Senhor das Moscas e A Garota da Casa ao Lado ― este último, inspirado na mesma história que levou Johnson a escrever seu livro: o assassinato da jovem Sylvia Likens, de 16 anos, filha de artistas circenses cuja vida instável a deixava com frequência aos cuidados de amigos ou parentes quando os pais viajavam. 

Após um longo período de férias das estantes brasileiras, a DarkSide® Books e a Macabra Filmes resgatam este clássico transgressor baseado em fatos que deixa explícita a natureza cruel da humanidade. Prepare seu estômago.

8 – Saboroso Cadáver, Agustina Bazterrica

Diz o antigo ditado que “Você é o que você come”.

No romance Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica, esse ditado é levado às últimas consequências. O livro conta a história de um vírus que se espalha entre os animais de todo o planeta e torna sua carne mortal aos humanos. Impossibilitados de utilizar os animais para a alimentação, a sociedade regulariza a criação e a reprodução de seres humanos como animais de abate, transformando o mundo num lugar cinzento, cínico e inóspito.

Nesse romance visceral, grotesco, repleto de descrições vívidas e nauseantes capaz de nos alimentar na medida certa, vamos acompanhar a rotina de Marcos Tejo, funcionário do frigorífico Krieg, que recebe de presente uma mulher viva, considerada “carne de primeira”. Ironicamente, esse funcionário parece ser o mais humano nesse mundo terrível. Seguindo seus passos, presenciamos o processo metódico da criação de pessoas, abates, experimentos de laboratório, caçadas humanas e suntuosos jantares canibais.

Publicado originalmente em 2017, Saboroso Cadáver ganhou o Prêmio Clarín Novela naquele mesmo ano, na Argentina. Três anos depois, a tradução americana do livro recebeu o Ladies of Horror Fiction Award como melhor romance de 2020. Além disso, de acordo com o jornal Washington Post, foi um dos melhores lançamentos de horror, ficção científica e fantasia de 2020, ao lado de Temporada de Caça, de Stephen Graham Jones. Uma das pessoas que participaram da seleção foi ninguém menos que Silvia Moreno-Garcia, autora de Gótico Mexicano (DarkSide® Books, 2021), sucesso entre os darksiders. Bazterrica afirmou que “escrever é uma experiência feroz e minha intenção é tirar o leitor dessa letargia em que vivemos e em que, muitas vezes, a violência é naturalizada”.

Distopia arrepiante, Saboroso Cadáver imagina um mundo em que a violência e o canibalismo são de fato naturalizados, embora ainda haja espaço para a compaixão, a solidariedade e o cuidado com os outros, enquanto a batalha pela sobrevivência se torna uma aventura de desfecho incerto. Com seu romance marcante e poderoso, Bazterrica nos coloca dentro de um pesadelo em que o canibalismo se legitima na maior parte do mundo e a sociedade fica dividida entre aqueles que comem e aqueles que são comidos. Haveria caminhos para a humanidade, quando os corpos dos mortos são cremados para evitar que sejam devorados? Quais as relações passíveis de serem forjadas, quando na verdade somos o que comemos? Saboroso Cadáver é um prato raro, uma iguaria literária impiedosa, alegórica e realista, agridoce e suculenta, capaz de alimentar de ternura os corações literários que ainda pulsam diante da beleza do horror.

9 – Possessão, Felicitas D. Goodman

A história real que inspirou O Exorcismo de Emily Rose

Em uma comunidade rural da Alemanha, o sofrimento de uma jovem estudante chegou ao fim. Atormentada durante anos por visões, vozes e episódios inexplicáveis, Anneliese Michel foi submetida a rituais de exorcismo que duraram meses. Os padres alegavam possessão. Os médicos, epilepsia. Qual é a verdade por trás do caso real que chocou o mundo em 1976? Descubra em Possessão, o mais novo arquivo sobrenatural da DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes.

Em Klingenberg, no dia 1 de julho de 1976, um médico se recusou a emitir um atestado de óbito para a jovem de 23 anos que teve a morte reportada. Com sinais de espancamento e inanição, a mulher tinha contusões no rosto, mãos, braços e pernas. O médico não tinha certeza de que ela havia mesmo morrido de causas naturais; mais cedo, naquele dia, um padre mencionara possessão demoníaca e exorcismo.

O caso chamou a atenção e detalhes inquietantes logo vieram a público quando os pais de Anneliese Michel e os padres exorcistas envolvidos no caso foram levados a julgamento por homicídio culposo. O tribunal ouviu médicos, familiares, amigos e religiosos para chegar ao veredicto em um caso polêmico que debateu parentalidade, religião e ciência, além de indicar raízes mais profundas de abuso físico e psicológico. A visibilidade do “Caso Klingenberg”, como ficou conhecido, também deu origem a vários estudos e pesquisas teológicas e científicas.

Os desdobramentos jurídicos e a história tão sensível da jovem serviram de inspiração para o filme O Exorcismo de Emily Rose, dirigido por Scott Derrickson (também diretor de A Entidade, O Telefone Preto Doutor Estranho). “O que me levou a fazer um filme sobre Anneliese Michel foi o fato de que independentemente de como víssemos a história, ela apresentava perguntas perturbadoras. […] Fiquei muito comovido pela experiência que ela passou e por isso ter lhe custado a vida”, diz o diretor, que conheceu o livro Possessão em uma pesquisa e comprou os direitos diretamente com a autora para adaptá-lo. No filme, lançado em 2005 ― e explorado em um texto especial de Gabriela Müller Larocca no livro ―, a atriz Jennifer Carpenter (a Debra Morgan, de Dexter) interpreta a personagem inspirada em Anneliese Michel com dedicação e sensibilidade.

Em Possessão, o leitor terá acesso completo aos delicados aspectos que envolveram a história de Anneliese Michel. A escritora e antropóloga Felicitas D. Goodman reuniu um material vasto e detalhado de entrevistas, transcrições do julgamento e gravações feitas durante os inúmeros rituais de exorcismo, bem como estudos da experiência religiosa em várias culturas, para contar a história assustadora do caso que virou notícia no mundo todo.

Ao trazer luz à história de Anneliese Michel, ela mostra uma jovem que tinha sonhos e desejos, mas teve a vida atormentada por constantes intervenções médicas e espirituais que não lhe traziam nenhum tipo de sossego, minando todas as suas relações pessoais.

Uma obra documental vigorosa e contundente que se tornou uma das mais expressivas sobre o tema, feita sob medida para os darksiders fãs de livros como Ed e Lorraine Warren: DemonologistasExorcismoAmityville1977: Enfield, e outros relatos que fazem parte da coleção sobrenatural da DarkSide® Books. Possessão é uma narrativa poderosa que promete guiar o leitor em uma jornada crível e assustadora. Prepare a água benta.

Leia também:

Veja Também