Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março?

Tudo começou na Rússia...

Postado em: 08-03-2024 às 18h39
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março?
Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março? | Foto: Freepik

Hoje é celebrado o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, uma data mais do especial em nosso calendário…

É uma ocasião para reconhecer as conquistas, desafios e contribuições das mulheres em todas as esferas da vida. Mas, por que exatamente o dia 8 de março foi escolhido para essa celebração?

A Origem do Dia Internacional da Mulher

A história por trás do Dia Internacional da Mulher remonta ao início do século XX, um período de lutas e movimentos por direitos trabalhistas e sociais em todo o mundo. Em 1908, nos Estados Unidos, um grupo de mulheres trabalhadoras da indústria têxtil de Nova York organizou uma manifestação em busca de melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Continua após a publicidade

Essa luta ganhou ainda mais força em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, onde a ativista Clara Zetkin propôs a criação de um dia internacional dedicado às mulheres, como uma forma de promover a igualdade de gênero e os direitos das trabalhadoras.

Clara Zetkin, a feminista antifascista que impulsionou o Dia Internacional da Mulher. | Foto: reprodução

Por que 8 de Março?

A greve das operárias russas, em 1917, influenciou na escolha do dia 8 de março para representar o Dia da Mulher.

No dia 8 de março, as operárias russas organizaram uma greve e manifestações em Petrogrado (atual São Petersburgo), exigindo pão e o fim da Primeira Guerra Mundial. Além disso, protestavam contra a monarquia czarista. Esse evento foi um dos catalisadores para a Revolução Russa.

A importância das mulheres nas lutas por direitos trabalhistas, igualdade de gênero e justiça social ao longo da história, tanto nos Estados Unidos quanto na Rússia e em outros lugares do mundo, contribuiu para a adoção do dia 8 de março como um símbolo global da luta das mulheres por seus direitos.

Mulheres protestam em Petrogrado (autal São Petesburgo) no dia 8 de março de 1917. | Foto: Fototeca Storica Nazionale

Comemorações e Reconhecimento

Atualmente, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em muitos países, com eventos, marchas, conferências e homenagens que destacam a importância das mulheres na sociedade e reafirmam o compromisso com a promoção da igualdade de gênero em todas as áreas.

Neste dia, é essencial refletir sobre as conquistas alcançadas e os desafios que ainda precisam ser superados, reconhecendo o papel fundamental das mulheres na construção de um mundo mais justo, inclusivo e equitativo para todos.

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade não apenas de celebrar, mas também de inspirar mudanças significativas em direção a um futuro onde todas as mulheres possam alcançar seu pleno potencial e viver livres de discriminação e violência.

Feliz Dia da Mulher!

Leia também:

Veja Também