José Vitti promete gestão compartilhada na Assembleia

Deputado tucano atribui a sua ascensão ao convite do governador Marconi Perillo para assumir a liderança no Parlamento. Ele defende harmonia e autonomia dos Poderes

Postado em: 02-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: José Vitti promete gestão compartilhada na Assembleia
Deputado tucano atribui a sua ascensão ao convite do governador Marconi Perillo para assumir a liderança no Parlamento. Ele defende harmonia e autonomia dos Poderes

Venceslau Pimentel

Ao tomar posse ontem como presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Vitti (PSDB), comprometeu-se a fazer uma gestão compartilhada, com decisões tomadas em comum acordo com os demais parlamentares. “Essa cadeira que ocupo hoje terá 40 lugares, e todos os deputados participarão das decisões em conjunto”, afirmou.

Continua após a publicidade

Como ex-líder do Governo, Vitti salientou que ter ocupado essa função foi fundamental para adquirir experiência e, assim, colocar-se como pretende a assumir o comando do Parlamento. “A oportunidade surgiu bem antes do que eu sonhava”, confessou em seu discurso da tribuna. Ex-líder classista, o deputado revelou que ingressou na política, em 2007, a convite do governador Marconi Perillo (PSD). Em 2010, disputou e venceu a sua primeira eleição para deputado estadual, e reelegeu-se quatro anos depois, com uma votação crescente.

Para ele, a relação dele com as bancadas tanto da situação quanto da oposição sempre foi e continuará sendo de respeito mútuo. “Não houve acordo que não foi cumprido pela base governista, e a relação de transparência com todos parlamentares fez a gestão da mesa diretora anterior ter êxito”, frisou.

José Vitti elogiou o ex-presidente Helio de Sousa (PSDB) e prometeu continuar com as ações iniciadas pela gestão dele. “Esse Parlamento não poderia ter tido presidente melhor que o Dr. Helio de Sousa, que em momento oportuno foi fundamental para a gestão desta Casa. Em momentos de dificuldades e de maior responsabilidade, ele conseguiu conduzir com credibilidade e transparência os trabalhos”, elogiou.

Nesse sentido, afirmou que vai continuar aprimoramento os mecanismos de transparência, utilizando ferramentas como as redes sociais e a TV Assembleia. “Essas ferramentas são necessárias para que o povo acompanhe de perto as tratativas que são feitas aqui dentro da Casa, e dar, logicamente, esse impulso à TV Assembleia, que hoje é aberta. Precisamos trazer uma produção que seja atrativa para que as pessoas possam acompanhar de suas casas tudo o que é feito aqui”, disse.

Além das ações voltadas para o aprimoramento das ações da Assembleia, o novo presidente frisou que continuará lutando pelo desenvolvimento social e econômico do Estado de Goiás. “O bom relacionamento que tenho hoje com o Poder Executivo e Judiciário é reflexo da gestão parlamentar e bom relacionamento e apoio do governador Marconi Perillo”, sustentou.

Para ele, esse bom relacionamento institucional não tira a autonomia da Assembleia. “Aqui é uma Casa que tem total autonomia. Aqui são debatidos todos os projetos. E assim permanecerá sendo. A minha relação será muito harmoniosa com todos os poderes, será de muito diálogo. Porém, nós vamos sempre obedecer a autonomia dos poderes”.

Redução do recesso

Ao ser indagado, em entrevista à imprensa, sobre a possibilidade de redução do período do recesso parlamentar, José Vitti disse que a Assembleia, por ser uma Casa de debates, não pode se furtar de discutir o tema. Mas fez um reparo. “Só, acredito eu, que não possa ser projeto de interesse pessoal, mas de interesse de toda a coletividade e dos parlamentares que estão aqui neste Poder”.

O tucano observou que disse ter notícias de que os deputados que querem debater esse assunto já estão na Assembleia já há alguns mandatos e que estão deixando a Casa daqui a dois anos. “Me estranha não terem apresentado isso há mais tempo, mas aqui é uma Casa de debates e colocarei em pauta assim que estiver em minhas mãos”, assegurou.

Já em relação à questão do quórum em plenário, ele salientou que quem vai fiscalizar possíveis deputados faltosos é o povo que os elegeu. “Nós daremos instrumentos para que a população acompanhe o seu parlamentar e veja o que ele está fazendo, através da TV aberta, das redes sociais”.

José Vitti estima que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que o governo enviou para a Assembleia em dezembro do ano passado, e que faz parte do Programa de Austeridade, só deve ser votada em plenário em março, por conta do prazo regimental para a sua tramitação.  

Foto: Alego

Veja Também