Oito em cada dez brasileiros se casarão com pessoas de mesma opinião política, diz pesquisa

Cerca de 2 mil pessoas foram entrevistadas, sendo a maioria mulheres de 25 a 40 anos

Postado em: 20-09-2022 às 16h01
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Oito em cada dez brasileiros se casarão com pessoas de mesma opinião política, diz pesquisa
Cerca de 2 mil pessoas foram entrevistadas, sendo a maioria mulheres de 25 a 40 anos | Foto: Reprodução

Motivo de discussões, a opinião política pode ser, muitas vezes, fator decisivo em um relacionamento. Segundo uma pesquisa feita pela plataforma Casamentos.com.br, oito em cada dez noivos, que irão se casar em 2024, compartilham das mesmas identificações políticas.

Cerca de 2 mil pessoas foram entrevistadas, sendo a maioria mulheres de 25 a 40 anos. O estudo também mostra que, apenas, 15% dos entrevistados irão se casar com alguém que possui uma posição política diferente. Já 5% dos questionados não souberam responder.

“O estudo mostra que o tema política faz parte dos temas conversados e negociados pelo casal. É curioso notar que, para a maioria, a posição política de cada um não deve ser determinante para a continuidade do relacionamento, mas ainda assim, a maior parte prefere se relacionar com alguém que tenha uma visão política similar à sua”, disse a diretora de vendas do site, Juliana Gallo.

Continua após a publicidade

Leia também: Lula decide não ir ao debate do SBT

O levantamento ainda analisou o grau de importância que os casais dão para a opinião política de cada um. Metade dos entrevistados consideram que as diferenças, em relação a política, não deve afetar a relação.

Enquanto 20%, não acreditam na possibilidade de se relacionar com pessoas com visões divergentes sobre o cenário político brasileiro. Para 9%, as ideias políticas do parceiro não é relevante.

Outros 9%, no entanto, se consideram apolíticos e, por isso, não acham que o assunto seja importante. Cerca de 4% afirmaram não ter ideia de quais são as ideias políticas e opções de voto do seu futuro esposo ou esposa.

De acordo com a pesquisa, 1% dos participantes informaram que visões políticas diversas se tornaram uma problemática para o relacionamento. Outros 7% classificaram a similaridade de posições políticas auxilia na tomada de decisões do casamento.

Leia também: Culto na igreja de Michelle Bolsonaro tem distribuição de santinho e oração por candidato

Veja Também