Hildo do Candango substituirá João Campos na presidência do Republicanos

Nome foi oficializado em reunião com lideranças do partido no final desta semana

Postado em: 11-02-2023 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Hildo do Candango substituirá João Campos na presidência do Republicanos
Expectativa era de que Jeferson Rodrigues assumisse, mas direção nacional apostou em descolar partido da igreja | Foto: Divulgação

Felipe Cardoso e Wilson Silvestre

O ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, assumirá a presidência do Republicanos em Goiás. A decisão vai na contramão do esperado por uma parte significativa das lideranças goianas. Isso porque a grande maioria dos políticos davam como certa a indicação do deputado federal Jeferson Rodrigues ao posto. A reunião que oficializou o nome de Candango à presidência foi realizada no final desta semana. 

O encontro contou com a presença de autoridades do partido, dentre elas o prefeito da Capital, Rogério Cruz, e seu mais novo auxiliar, o secretário de Governo, Jovair Arantes. Ambos, vale lembrar, eram vistos como figuras com amplo interesse pelo comando da sigla no estado. 

Continua após a publicidade

Ao O HOJE, Candango explicou o imbróglio. Segundo o político, as tratativas começaram ainda no ano passado, logo após a eleição. “O partido reuniu as principais lideranças para decidir quem seria o presidente”, disse. Ele destacou que, na ocasião, quatro nomes foram colocados na mesa: o do prefeito Rogério Cruz, do então deputado Rafael Gouveia, Jovair Arantes e o dele próprio.

Depois, acrescentou o nome de Jeferson surgiu como o mais “natural” dentre os anteriormente cotados. E continuou: “ Mas o presidente nacional, Marcos Pereira, ponderou que o partido precisava se fortalecer politicamente sem parecer que é da Universa’”. Vale lembrar que Jeferson é muito identificado com a igreja, portanto, o pragmático Marcos Pereira descartou a ideia de tê-lo na direção e  passou a estudar com cautela os demais nomes. A especulação de que Jovair poderia ser o indicado, esbarrou, por sua vez, na divisão do grupo. Foi aí que surgiu Hildo do Candango como “nome de consenso”.

“Minha missão será a organização dos diretórios e a interação com as lideranças do interior. Marcos Pereira quer uma base sólida em 2024 elegendo o maior número de prefeitos, vices e vereadores. O objetivo é ampliar, em 2026, o quadro de deputados federais e ter protagonismo na disputa para o governo”, declarou ao O HOJE. 

Hildo deve assumir, oficialmente, a liderança do Republicanos em Goiás no dia 10 de março. “Nossa maior missão neste momento é construir uma base sólida e alianças para reeleger o prefeito Rogério Cruz”, disse o futuro presidente ao comentar os planos para a Capital. 

Quanto à divisão no partido e também críticas dos que disputaram a eleição de 2022, Hildo diz que vai conversar com todos. “Existem queixas de que durante o processo eleitoral os candidatos foram abandonados e isso deu margem para muitas críticas. Esta também é uma das missões mais urgentes: unir os descontentes e ampliar nossa visibilidade no estado”, pontuou.

Vale lembrar que Hildo do Candango foi o primeiro deputado estadual eleito por Águas Lindas, em 2010, com 24.269 mil votos. Dois anos depois foi eleito prefeito do município. Em 2019, foi reeleito presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília.

Veja Também