Câmara é notificada sobre cassação do mandato de Gabriela Rodart

A informação foi confirmada pela Casa

Postado em: 23-02-2023 às 15h06
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara é notificada sobre cassação do mandato de Gabriela Rodart
A informação foi confirmada pela Casa. | Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Goiânia recebeu, nesta quinta-feira (23/2), a notificação da decisão da Justiça que cassa o mandato da vereadora Gabriela Rodart (PTB) por infidelidade partidária. A informação foi confirmada pela Casa.

Na última quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) negou, por unanimidade, um recurso protocolado pela defesa de Rodart na tentativa de mantê-la no posto de vereadora por Goiânia.

A parlamentar foi eleita no pleito de 2020 pelo partido Democracia Cristã e concorreu, nas eleições de 2022, ao cargo de deputada federal pelo PTB. A desfiliação do partido para disputar a eleição por outra sigla foi o fator que levou o DC a reivindicar a cadeira na Justiça. O partido argumentou infidelidade partidária por parte da vereadora.

Continua após a publicidade

A ação foi movida pelo presidente do DC em Goiás, Alexandre Magalhães. A primeira decisão nesse sentido veio em 7 de dezembro do ano passado. O jurídico de Gabriela Rodart disse em entrevista à imprensa local que vai recorrer da decisão.

Quadro 

O primeiro suplente de Gabriela Rodart é o vereador Raphael da Saúde (DC). Ele, porém, já ocupa cadeira na Câmara Municipal de Goiânia em substituição ao ex-vereador Welligton Bessa (DC), que assumiu o posto de secretário de Educação na gestão Rogério Cruz. 

Com a decisão do tribunal, o quadro fica o seguinte:  Raphael da Saúde passa a ser titular da cadeira no lugar de Rodart e o então segundo suplente, Marcio do Carmo, passa para a posição de primeiro suplente assumindo, também, lugar na Câmara enquanto Bessa estiver fora do cargo. 

Rodart é a quarta vereadora a perder o mandato na atual legislatura. No ano passado também foram afastados de seus cargos dos vereadores Bruno Diniz (PRTB), Santana Gomes (PRTB) e Marlon Teixeira (Cidadania). Os parlamentares foram prejudicados em função do descumprimento da cota de gênero pelos partidos políticos em que foram eleitos. Com isso, as chapas terminaram cassadas e a Jutiça, após a recontagem dos votos, reconduziu novos nomes ao Parlamento. 

Veja Também