Luiz do Carmo pode ser o nome do Podemos na disputa por Goiânia

Carmo será, caso entre na disputa, o tipo de candidato que se não terminar vitorioso, tende a, pelo menos, atrapalhar os planos de alguns adversários

Postado em: 22-04-2023 às 08h21
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Luiz do Carmo pode ser o nome do Podemos na disputa por Goiânia
Carmo será, caso entre na disputa, o tipo de candidato que se não terminar vitorioso | Foto: Reprodução

O ex-senador Luiz do Carmo pode entrar na briga pela prefeitura de Goiânia em 2024. O partido já trabalha, nos bastidores, para figurar entre as siglas com a maior quantidade de candidaturas no ano que vem. Se vier, Carmo terá como esteio parte da ala evangélica, especialmente os ligados à Assembleia de Deus. O ex-senador, vale lembrar, é irmão do bispo Oides do Carmo, liderança conhecida pelo meio evangélico nos quatro cantos do estado. 

A reportagem procurou o ex-senador para falar sobre o assunto. Questionado, disparou: “O Podemos pretende ter o maior número de candidaturas próprias na próxima eleição municipal, esse é o objetivo do partido: fazer prefeitos e aumentar nosso número de vereadores. Eu estou à disposição do meu partido, se entenderem que o meu nome é o melhor para a prefeitura de Goiânia estarei pronto para a o trabalho”.

Carmo será, na disputa, o tipo de candidato que, se não terminar vitorioso, tende a, pelo menos, atrapalhar os planos de alguns adversários — especialmente do atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos). Acontece que assim como o deputado federal Gustavo Gayer, que deve disputar com o senador Vanderlan Cardoso a atenção do público bolsonarista, Carmo, Gayer e Rogério tendem a disputar a confiança da comunidade evangélica — em grande parte, também bolsonarista. 

Continua após a publicidade

Conforme já mostrado pelo O HOJE, nos bastidores da política goiana, circula a informação de que o PL teria decidido por emplacar, no ano que vem, os nomes de Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo nas disputas pelas prefeituras de Goiânia e Anápolis, respectivamente. Esse seria o primeiro passo rumo à esperança de resgatar um bolsonarismo que seguirá dando sinais de vida pelos próximos anos.

Tratando-se especificamente da disputa pela prefeitura da capital, o favorito dentro do partido é o federal. Na visão do professor e cientista político Marcos Marinho, “não há um representante mais bolsonarista que ele”. 

De volta, porém, ao nome de Carmo, o político certamente entrará também na disputa pela atenção do governador Ronaldo Caiado (UB). Antes de se tornar senador por Goiás, Carmo foi suplente do, à época, senador Ronaldo Caiado. Ambos trabalharam juntos para chegar à Casa Alta e, uma vez vitorioso na dipusputa pelo governo, Caiado se afastou do Senado, abrindo espaço para Carmo. 

Anos depois, quando Carmo pensou em disputar a reeleição, contava com o apoio do governador. O que não aconteceu. Caiado, na verdade, não apoiou diretamente nenhum dos candidatos de sua chapa. O grupo lançou ‘candidaturas isoladas’ à única vaga. Cena, por sinal, inédita para os goianos. 

Se tentar, de novo, sair com o apoio do governo, Carmo vai de encontro, mais uma vez, aos interesses do atual prefeito. Acontece que Cruz tem trabalhado arduamente para garantir o apoio do governador em seu projeto de reeleição. 

Em um cenário onde as candidaturas ‘nanicas’ se digladiam, quem leva a melhor, na interpretação de políticos de carreira consultados pelo O HOJE, é o MDB. Há, por sinal, no alto escalão do partido, um time empenhado em convencer Ana Paula Rezende (MDB) a se candidatar. Interlocutores não titubearam ao comentar o assunto: “estamos focados”. Ana Paula é vista, especialmente entre os caciques, como alguém capaz de chegar à disputa já como favorita. Quem levará a melhor? O tempo dirá. 

Veja Também