Famílias carentes recebem escrituras em Senador Canedo

O programa Casa Legal contemplou 43 escrituras em quatro bairros de Senador Canedo; outras 1,2 mil famílias esperam processo na Agehab

Postado em: 29-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Famílias carentes recebem escrituras em Senador Canedo
O programa Casa Legal contemplou 43 escrituras em quatro bairros de Senador Canedo; outras 1,2 mil famílias esperam processo na Agehab

Rafael Oliveira*

Continua após a publicidade

O governador José Eliton (PSDB) entregou ontem 43 escrituras de casas pelo programa Casa Legal em Senador Canedo. Os bairros contemplados foram Valéria Perillo, Jardim das Oliveiras I e II, Morada do Morro e Uirapuru. Eliton também recebeu título de Cidadão Canedense pelos vereadores da Câmara Municipal.

A equipe da Agência Goiana de Habitação (Agehab) vai coletar assinaturas em escrituras de outras 235 famílias, fase que precede o envio do documento para registro em cartório.

Com o programa Casa Legal, a Agehab já beneficiou, em Senador Canedo, cerca de 1,8 mil famílias com escrituras registradas em cartório e mais 1,2 mil escrituras estão em andamento para o município. O programa atende moradores originários ou com renda familiar de até quatro salários mínimos, que se enquadram em interesse social. 

O programa Casa Legal já está presente em 50 municípios para legalizar mais de 100 bairros implantados em áreas de domínio do Estado e escriturar em torno de 50 mil imóveis para moradores que aguardam há décadas pela conquista da escritura. Ao longo dos últimos sete anos foram entregues cerca de 20 mil escrituras registradas em cartório às famílias moradoras de antigos assentamentos urbanos em dezenas de municípios.

O governo estadual também cumpriu etapa de convênio com a Liga de Mulheres do Jardim Liberdade e Região, beneficiando 79 famílias com o Cheque Mais Moradia, na modalidade Reforma. O valor do benefício é de R$ 233.500 do Programa Goiás na Frente Habitação, que devem ser utilizados exclusivamente para compra de materiais de construção. O objetivo do Cheque Reforma é melhorar as condições de habitações precárias.  

Rio Verde receberá serviços do governo 

O governo de Goiás levará a 63ª edição do projeto Governo Junto de Você a cidade de Rio Verde, onde oferece mais de 200 serviços à população. De acordo com o coordenador do projeto, Georton Vasconcelos, 19 cidades do entorno serão beneficiadas ainda este ano e a equipe médica deve realizar seis mil cirurgias de catarata. O governador José Eliton (PSDB) solicitou estudos aos órgãos competentes para ampliação do programa a outras regiões do Estado.

A 63ª edição do programa esteve na cidade de Valparaíso de Goiás na semana passada, onde realizou 97.690 procedimentos totais. O destaque em atendimentos foi para o programa de cirurgia de cataratas com 1.472 consultas realizadas.

O programa consiste em levar à população serviços essenciais prestados pelo Governo de Goiás e parceiros, dando agilidade ao andamento de processos, entrega benefícios e obras em todas as regiões no Estado. Dentro do projeto, a administração estadual oferece cerca de 200 serviços gratuitos, como Vapt Vupt, corte de cabelo, atendimento oftalmológico, passaporte do Idoso, orientações de linhas de crédito, cursos, palestras, vacinação, verificação de pressão arterial e glicose, doações da OVG, exposição de animais empalhados, entre outros. 

Programa de Catarata

O Programa de Cirurgia de Catarata foi lançado na abertura da 63ª edição em Valparaíso de Goiás. Para o coordenador do programa, Paulo César Moura, a expectativa de atendimentos na cidade foi alcançada. “Nos quatro dias de projeto, nós pensamos em atender 1.200 pessoas, mas conseguimos atender quase 1.500”, comemorou Moura.

O coordenador ainda relatou que vários pacientes locais aguardavam a cirurgia de catarata há mais de oito anos para poder voltar a enxergar. “O mais importante é o relato das pessoas que foram fazer o procedimento de triagem nesses dias. Recebemos relatos de pessoas que estão aguardando há oito anos uma cirurgia desse porte na fila do SUS. Pessoas que dependem para se locomover pois não conseguem enxergar. E eles têm o sonho de voltar a enxergar”, comentou.

O programa de cirurgias de cataratas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Goiás do Entorno de Brasília e prefeituras da região. Na edição do GJV em Valparaíso quem procurou por atendimento oftalmológico passou por triagem, consulta médica e exames oftalmológicos. De acordo com Paulo César, o paciente diagnosticado com o problema será encaminhado para realização de cirurgia no Hospital Municipal de Céu Azul. (Especial para O Hoje) 

Veja Também