Secretário-geral da Otan diz que membros concordam que a Ucrânia faça parte da aliança

Expansão da Otan no Leste Europeu é um dos motivos que levaram Vladimir Putin a invadir a Ucrânia, afirma Stoltenberg

Postado em: 01-06-2023 às 10h41
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretário-geral da Otan diz que membros concordam que a Ucrânia faça parte da aliança
Expansão da Otan no Leste Europeu é um dos motivos que levaram Vladimir Putin a invadir a Ucrânia| Foto: Reprodução / Facebook Jens Stoltenberg

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg revelou que todos os aliados da entidade estão de acordo que a Ucrânia se tornará membro da aliança. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1).

Segundo o secretário, países-membros da Otan já ajudam a Ucrânia a entrar na organização. O secretário-geral também revelou estar confiante de que haverá um consenso sobre um destino positivo para o país. “Estamos nos movendo, aliados concordam que a Ucrânia se tornará um membro”, disse ele antes de participar de uma reunião informal com ministros de Relações Exteriores da Otan.

Na última semana, no entanto, Stoltenberg afirmou que a entrada da Ucrânia na Otan durante a guerra “não está na agenda”. Em abril, o secretário-geral da aliança militar visitou Kiev pela primeira vez desde quando iniciou o conflito. Na ocasião, ele pontou que o futuro da Ucrânia era ingressar na Otan e prometeu total apoio ao país na guerra.

Continua após a publicidade

A expansão da Otan no Leste Europeu é um dos motivos que levaram Vladimir Putin a invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022. De acordo com Stoltenberg, os aliados da Otan concordaram que a Rússia não tem o direito de vetar o crescimento da aliança e que, quando a guerra acabar, será necessário garantir que o “padrão de agressão russa” pare.

Leia também: STF condena Collor a 8 anos e 10 meses de prisão

Veja Também