Filiação de Mendanha deve ser no fim de agosto com presença de Baleia Rossi

Participação do ex-presidente Michel Temer também será articulada

Postado em: 25-07-2023 às 07h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Filiação de Mendanha deve ser no fim de agosto com presença de Baleia Rossi
A data ainda não foi definida | Foto: Prefeitura de Aparecida

O retorno do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), ao MDB deve ficar para o fim de agosto. O próprio político confirmou a informação ao Jornal O Hoje.

De acordo com ele, esteve com o presidente estadual do partido e vice-governador, Daniel Vilela (MDB), na última sexta-feira para acertar os detalhes. Entre eles, está a participação do presidente nacional da legenda, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). 

“Ainda não tem data, mas estive com o Daniel e ele vai ver a agenda do Baleia Rossi. A ideia é final de agosto, segunda quinzena. Vou tentar também o ex-presidente Michel Temer (MDB)”, diz Mendanha ao reforçar a boa relação com o emedebista que sucedeu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).  “O Temer é mais difícil, pois tem 82 anos. Mas a filiação depende mesmo é da agenda do Baleia Rossi. Vamos acertar para acontecer”, reforça o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.

Continua após a publicidade

E já que Aparecida foi citada, o atual prefeito, Vilmar Mariano (Patriota), também deverá filiar ao partido em agosto. Diferente de Mendanha, que fará a solenidade em Goiânia, Vilmarzin, como é conhecido, realizará o ato no município vizinho à capital. 

De acordo com Gustavo Mendanha, contudo, Vilmarzin se filiará na primeira quinzena. O dia ainda não foi definido. Anteriormente, o dia 7 de agosto tinha sido definido, mas a data será posterior. 

A volta

O retorno de Gustavo Mendanha ao MDB foi anunciado em 23 de maio deste ano, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Antes das 7h30, o ex-prefeito de Aparecida já estava reunido com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), de quem foi adversário no pleito de 2022. 

Algum tempo depois, Caiado, Mendanha e Daniel deixaram o reservado do Palácio para falar com os jornalistas. Como esperado, o governador, primeiro a se pronunciar, confirmou o retorno de Gustavo Mendanha à “casa dele”, o MDB onde iniciou a carreira – sigla que também abrigou o pai dele, o ex-deputado estadual Léo Mendanha, e o padrinho político, ex-prefeito de Aparecida e ex-governador, Maguito Vilela, pai de Daniel. 

“Tivemos a oportunidade de ter uma conversa que esperei durante muito tempo. A aproximação nossa com nosso ex-prefeito Gustavo Mendanha. Conversa, construída inicialmente, com Daniel Vilela. E agora chegamos a este momento importante para política em Goiás”, celebrou Ronaldo Caiado. 

“Nos traz muita felicidade e satisfação. Gustavo está voltando para casa, partido que deu a ele a chance de se constituir como o grande político que se tornou”, emendou Daniel Vilela, naquele momento. 

Sem disfarçar a satisfação, Gustavo disse que teve tempo de dialogar com muitos líderes aliados sobre o retorno ao MDB nos últimos dias. Ele aproveitou para a agradecer Jorcelino Braga, presidente estadual do atual partido, o Patriota. “Amigo e pai, abençoou o retorno com o MDB e Daniel. Ele preferia que eu permanecesse, mas dado o vínculo e trajetória do meu pai, ele entendeu”, declarou e completou: “Quando eu saí do MDB, eu disse que era ‘até breve’. Então, retorno para contribuir.”

Vale lembrar, Mendanha e Daniel romperam em 2021, quando o hoje vice-governador se aproximou de Caiado. Gustavo defendia que o MDB disputasse o Palácio das Esmeraldas. Ele, então, deixou o partido e concorreu pelo Patriota, terminando em segundo lugar.

Veja Também