Saiba quem é José Rainha, ex-líder do MST que prestará depoimento na Câmara dos Deputados

A oitiva é uma das mais esperadas pelos deputados de oposição, que compõem a maioria na CPI

Postado em: 03-08-2023 às 11h50
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba quem é José Rainha, ex-líder do MST que prestará depoimento na Câmara dos Deputados
A oitiva é uma das mais esperadas pelos deputados de oposição, que compõem a maioria na CPI | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

José Rainha, ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), presta depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as invasões do grupo após o início do governo Lula (PT), nesta quinta-feira (3). A oitiva é uma das mais esperadas pelos deputados de oposição, que compõem a maioria na CPI.

José Rainha é o atual líder da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade (FNL). Ele ocupou a liderança do MST entre 1985 e 2007, saindo do grupo devido a divergências políticas com outros coordenadores. Sete anos depois, ingressou na FNL, tornando-se um dos principais ativistas desse movimento social, onde permanece há nove anos.

O depoimento de Rainha foi solicitado pelos deputados Kim Kataguiri (União-SP), Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) e ocorreu no mês passado. Eles justificaram a convocação para que o Rainha prestasse esclarecimentos sobre a estrutura do MST, sua atuação na Frente Nacional de Luta e as ações de ocupações de terras no país.

Continua após a publicidade

Dentre os deputados, Kim Kataguiri se destaca como o principal opositor de José Rainha. Em seu requerimento, ele busca respostas do ex-líder do MST sobre invasões recentes ocorridas em São Paulo. Kataguiri alegou que José Rainha e outras lideranças da Frente Nacional de Lutas foram acusados ​​de extorsão contra produtores de terras invadidas na região de Presidente Prudente. Segundo o parlamentar, Rainha teria exigido vantagens, toleradas e ameaçadas, para impedir a colheita das lavouras caso não fossem pagas.

O deputado Evair Vieira de Melo também apresentou argumentos para a convocação de José Rainha, alegando que o ativista poderia explicar o funcionamento interno do MST. A convocação tem como objetivo obter esclarecimentos detalhados sobre suas ações e decisões no movimento.

Leia também: Lira: “Aprovações na Câmara contribuíram para o aumento da nota de crédito do Brasil”

Veja Também