PSB pode apoiar Daniel em 2026, diz Kajuru

Senador afirma que composição poderia ocorrer, caso Caiado optasse por endossar candidatura de Wilder Morais para ter apoio de Bolsonaro na corrida pela presidência

Postado em: 15-08-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PSB pode apoiar Daniel em 2026, diz Kajuru
Em 2026, Wilder estará na metade do mandato, por isso a disputa seria confortável | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB) afirma que o PSB poderia apoiar a candidatura do hoje vice-governador, Daniel Vilela (MDB), ao governo de Goiás, em 2026. Ele, contudo, esclarece a questão.

“Não sabemos como será. Então, existe chance do PSB apoiar Daniel em 2026. Se [o governador Ronaldo] Caiado (União Brasil) for o candidato de Bolsonaro (PL) à presidência e colocar como condição que ele deve apoiar [o senador] Wilder Morais (PL) [para o governo]”, exemplifica. 

Kajuru lembra que Bolsonaro está inelegível e que, em 2026, não significa que terá força. Contudo, ventila a possibilidade. Apesar da distância, Wilder, entre aliados é tido como postulante ao Palácio das Esmeraldas. Em 2026, ele estará na metade do mandato, por isso a disputa seria confortável. 

Continua após a publicidade

O senador do PSB critica o colega. Diz que ele aparece pouco no Senado e que só apresentou um projeto em sete meses. “Não trabalha. O Vanderlan, por outro lado, trabalho. Não igual a mim, mas preside de Comissão, vai ao Senado.”

E Goiânia?

A participação do PSB pela corrida da prefeitura de Goiânia, em 2024, está atrelada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o senador Jorge Kajuru, “o que Lula decidir, estamos juntos”. 

“Ainda não há nada definido. Estamos juntos com o PT. O que Lula decidir, estamos juntos. Só que ele não quer decidir agora”, declarou Kajuru ao Jornal O Hoje. Segundo o senador, ainda é cedo para conversas. Ele, contudo, menciona a possibilidade de a deputada federal Adriana Accorsi (PT) ser a candidata do partido.

Ela é a favorita nos bastidores. Apesar disso, tem evitado falar sobre o assunto. Suplente de deputado federal, o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira (PT) também colocou o nome à disposição. Caso Accorsi dispute, ele será um forte cabo eleitoral, visto que pode assumir a cadeira na Câmara, caso ela seja eleita. 

Visita de Lula

O presidente Lula terá mais uma oportunidade de vir a Goiás, em setembro, segundo o senador Jorge Kajuru. Ele se reúne com o chefe do Executivo na próxima semana para discutir a agenda do petista. 

Segundo o goiano, a questão do agro já está bem resolvida, com os investimentos no setor, sobretudo do Plano Safra. Então, o congressista afirma que a discussão será para verificar outras prioridades de Lula em Goiás. “Ver qual evento ele prefere”, esclarece.

Questionado sobre o local da visita, o senador cita duas possibilidades. Goiânia ou Rio Verde. Esta segunda seria um prestígio ao Sudoeste goiano, contemplando outras cidades como Jataí, Mineiros e mais. Nenhuma data, contudo, está definida. 

Análise

Segundo o cientista político e professor, Guilherme Carvalho, quando Lula e o PT fazem os cálculos (eleitorais) eles observam que o Estado é um importante polo para o bolsonarismo. “É possível furá-lo? Quando eles se deparam com uma negativa, percebem que não é um Estado a se investir agenda.”

Ele aponta, ainda, que Goiás é uma unidade federativa, sendo que existem outras muito mais relevantes do ponto de vista do eleitorado (número) e de ampliação de prefeituras para o PT. “Não é que Lula não faça questão, mas é um local de oposição, e que podem ocorrer muitos constrangimentos, e onde ele não conseguiria furar a bolha.”

Na avaliação de Guilherme, é melhor manter certa distância, de fato. “Em termos da realidade concreta é pior para Goiás. Mas é como a população se comporta e é como uma análise da equipe é feita. Ele mantém agenda, mas vai cancelar ou fazer online, como vem acontecendo.”

Veja Também