Temer pode ajudar Mendanha em consulta por disputa em Goiânia?

Ex-prefeito está otimista ante a possibilidade de reverter impedimento na Justiça, mas não crê na interferência do ex-presidente

Postado em: 16-08-2023 às 07h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Temer pode ajudar Mendanha em consulta por disputa em Goiânia?
A expectativa é que a definição saia nos próximos dias e, até, que ocorra neste mês | Imagem: Reprodução/Instagram

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota, mas em breve MDB), tem proximidade com o ex-presidente Michel Temer (MDB). O experiente presidente de honra do MDB até poderia auxiliar o goiano na consulta à Justiça Eleitoral para verificar a possibilidade dele disputar a prefeitura de Goiânia, mas isso não deve acontecer. 

Mendanha já deixou claro que não pediria tal favor ao ex-presidente. Também não sabe dizer o tamanho da influência de Temer junto ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. 

Moraes foi indicado por Temer ao STF. A única indicação do ex-presidente. Isso é preciso dizer. Em 2021, após um conturbado 7 de setembro, Jair Bolsonaro (PL), então chefe do Executivo, procurou o emedebista para falar com o ministro para apaziguar os ânimos e escrever a famosa carta à nação, em que dizia não ter intenção de agredir qualquer Poder. 

Continua após a publicidade

Naquela data, ele fez discurso acalorado entre apoiadores que pediam, entre outras coisas, o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum. Em que pese suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes”, disse Bolsonaro em trecho da carta ao reforçar que sempre esteve disposto a manter o diálogo.

O ex-presidente de 82 anos, então, viu naquele momento a chance de distensionar a situação. “Não estava no meu projeto salvar Bolsonaro do impeachment, mas distensionar o País”, disse à época. Mendanha avalia que aquela foi uma situação “macro”, diferente da dele, que é “micro”. Claro, nada impede que o próprio Baleia converse com o presidente de honra do partido. Uma palavrinha não iria atrapalhar.

Otimista

Apesar disso, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia está otimista. Na última semana, ele se reuniu com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, que acordou assinar a consulta junto à Justiça eleitoral. 

Em teoria, Gustavo Mendanha não pode concorrer na capital, pois seria a terceira disputa seguida a um cargo de Executivo municipal, apesar de cidade distinta. Vale lembrar, ele foi duas vezes prefeito de Aparecida.  A tese, contudo, é que ele se desincompatibilizou mais de dois anos antes do pleito de 2024 para disputar o governo de Goiás. Além disso, a corrida eleitoral ocorreria em uma cidade maior, no caso Goiânia. 

O encontro com Baleia, que também teve a presença do vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, serviu, ainda, para articular a presença do presidente nacional da sigla no retorno dele ao partido. A expectativa é que a definição saia nos próximos dias e, até, que ocorra neste mês. 

Pelas redes sociais, Daniel Vilela comentou o encontro. “Hoje foi dia de reuniões em Brasília (DF) acompanhado do ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha. Acertamos com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, a participação dele no evento que oficializará o retorno do Gustavo ao nosso partido, em data que anunciaremos em breve”.

Veja Também