Goiás sedia Fórum de Governadores do Brasil Central nesta sexta

Além de Caiado, estão confirmados Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Tocantins)

Postado em: 26-09-2023 às 08h06
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás sedia Fórum de Governadores do Brasil Central nesta sexta
Além de Caiado, estão confirmados Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Tocantins) (Foto: Governo de Goiás)

Goiás sediará o Fórum de Governadores do Brasil Central na próxima sexta-feira (29), em Rio Quente. Promovido pelo Consórcio Brasil Central, o evento reunirá gestores de sete Estados. Além do governador Ronaldo Caiado, estão confirmados: Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Tocantins).

A abertura será às 8h30, realizada por Caiado e pelo presidente do bloco, Mauro Mendes. O encontro tratará de temas como o desenvolvimento da região estratégica do País, reforma tributária e segurança pública. O painel 1 terá como tema “Brasil Central: Oportunidades e Desafios”.

Já no segundo painel, o diretor executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos (IMB), Erik Alencar, abordará os impactos da reforma tributária na região do Brasil Central, tema que recebe críticas do governador Caiado desde o início da tramitação no Congresso.

Continua após a publicidade

“Não podemos fatiar matéria de tamanha abrangência para atender alguns setores. Temos de ter uma visão de país, de desenvolvimento regional”, explica Caiado. Segundo ele, os estudos que ancoram os impactos da reforma têm hipóteses simplificadoras. “A total falta de aderência com a realidade não contribui para a discussão.”

Já o painel 3 terá a participação de secretários de segurança pública dos estados que compõem o bloco. Eles assinarão protocolo de intenções e troca de experiências. Na ocasião, Goiás apresentará dados com quedas históricas nos índices de criminalidade e investimentos na área.

Por fim, o quarto painel abordará o tema “Marco Temporal: Direito de Propriedade”. Falará a senadora pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina. Já no fim do evento há precisão de assinatura dos governadores da “Carta de Goiás”. O documento deve trazer posicionamentos sobre agronegócio, industrialização, educação, empreendedorismo, meio ambiente, saúde, segurança pública e reforma tributária.

Veja Também