Daniel Vilela diz que filiação de Mendanha ao MDB deve ocorrer ainda esse mês

Ex-prefeito de Aparecida anunciou retorno ao partido em maio após reconciliação com Daniel e aproximação com Caiado

Postado em: 15-11-2023 às 09h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Daniel Vilela diz que filiação de Mendanha ao MDB deve ocorrer ainda esse mês
Mendanha ainda não se filiou ao MDB por motivos de agenda | Foto: Reprodução

E já se passaram seis meses desde a manhã que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PRD), se reuniu com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) – que chegou alguns minutos depois –, e eles se acertaram. Na data, o ex-gestor anunciou que retornaria ao MDB, seu partido de origem.

Passado todo esse tempo, Mendanha ainda não se filiou ao MDB por motivos de agenda. O político espera uma data que possa reunir o presidente nacional da legenda, deputado federal Baleia Rossi, e o ex-presidente Michel Temer (MDB). 

De acordo com ele, ainda em outubro conversou com Daniel sobre o assunto. O vice-governador teria ficado de marcar com Baleia e, tendo a data, Mendanha faria o convite ao ex-presidente Temer. A data? Até o fim de novembro. O próprio presidente estadual do MDB confirmou a informação ao Jornal O Hoje. Não disse, contudo, local ou se as presenças estariam confirmadas.

Continua após a publicidade

No fim de agosto deste ano, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), voltou ao partido. A filiação ocorreria no município que gere, mas foi em Goiânia, na sede do Diretório Regional do MDB Goiás.

O evento contou com Baleia Rossi, Daniel Vilela, o próprio Gustavo, além dos deputados estaduais Bruno Peixoto (União (Brasil), Charles Bento (MDB) e Veter Martins (PRD), bem como outras autoridades. Mendanha poderia ter aproveitado para se filiar, mas foi pego de surpresa.

Ela esperava que Vilmar se filiasse em Aparecida e soube da presença de Baleia sem tempo hábil para organizar a vinda de Temer. Ele não iria dispensar a possibilidade de ter o ex-presidente sem, ao menos, tentar. Desta vez, ele diz que fará o esforço de trazer o ex-presidente, mas entenderá se ele não vier e deve, de fato, terminar o ano de 2024 no MDB. Michel Temer tem 83 anos.

A volta

O retorno de Gustavo Mendanha ao MDB foi anunciado em 23 de maio deste ano, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Antes das 7h30, o ex-prefeito de Aparecida já estava reunido com o governador Ronaldo Caiado, de quem foi adversário no pleito de 2022. 

Algum tempo depois, Caiado, Mendanha e Daniel deixaram o reservado do Palácio para falar com os jornalistas. Como esperado, o governador, primeiro a se pronunciar, confirmou o retorno de Gustavo Mendanha à “casa dele”, o MDB onde iniciou a carreira – sigla que também abrigou o pai dele, o ex-deputado estadual Léo Mendanha, e o padrinho político, ex-prefeito de Aparecida e ex-governador, Maguito Vilela, pai de Daniel. 

“Tivemos a oportunidade de ter uma conversa que esperei durante muito tempo. A aproximação nossa com nosso ex-prefeito Gustavo Mendanha. Conversa, construída inicialmente, com Daniel Vilela. E agora chegamos a este momento importante para política em Goiás”, celebrou Ronaldo Caiado. 

“Nos traz muita felicidade e satisfação. Gustavo está voltando para casa, partido que deu a ele a chance de se constituir como o grande político que se tornou”, emendou Daniel Vilela, naquele momento. 

Sem disfarçar a satisfação, Gustavo disse que teve tempo de dialogar com muitos líderes aliados sobre o retorno ao MDB nos últimos dias. Ele aproveitou para a agradecer Jorcelino Braga, presidente estadual do então Patriota, hoje PRD após fusão com o PTB. “Amigo e pai, abençoou o retorno com o MDB e Daniel. Ele preferia que eu permanecesse, mas dado o vínculo e trajetória do meu pai, ele entendeu”, declarou e completou: “Quando eu saí do MDB, eu disse que era ‘até breve’. Então, retorno para contribuir.”

Vale lembrar, Mendanha e Daniel romperam em 2021, quando o hoje vice-governador se aproximou de Caiado. Gustavo defendia que o MDB disputasse o Palácio das Esmeraldas. Ele, então, deixou o partido e concorreu pelo Patriota, terminando em segundo lugar.

Veja Também