Carlinhos do Mangão ganha com cassação de vereador em Novo Gama

Além de Novo Gama, Cabeceiras também teve parlamentar punido por suspeita de fraude em candidaturas de 2020

Postado em: 18-11-2023 às 09h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Carlinhos do Mangão ganha com cassação de vereador em Novo Gama
Na última quinta-feira (16), vereadores foram acionados pela justiça em dois municípios por supostas fraudes em candidaturas femininas em Cabeceiras e Novo Gama nas eleições de 2020 | Foto: Reprodução

Os partidos políticos, em todo o país, estão atentos à ostensividade – talvez a palavra não seja, de fato, essa – do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem agido duramente às ilegalidades cometidas por siglas, sobretudo quanto ao desrespeito à cota de gênero. 

Na última quinta-feira (16), vereadores foram acionados pela justiça em dois municípios por supostas fraudes em candidaturas femininas em Cabeceiras e Novo Gama nas eleições de 2020. Conforme o TSE, teriam ocorrido fraudes no Democratas (DEM), em Cabeceiras, e Partido Social Cristão (PSC), em Novo Gama. 

Nos dois julgamentos, a Corte determinou a cassação dos diplomas das candidatas e candidatos vinculados ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) de cada partido, anulou os votos recebidos pelas legendas para vereador e ordenou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário para o cargo. 

Continua após a publicidade

Além disso, o Plenário decretou a inelegibilidade das candidatas fictícias, envolvidas nos delitos, pelo prazo de oito anos. O Tribunal determinou também a imediata execução das decisões, independentemente da publicação dos acórdãos. 

Em caso de Novo Gama, o plenário do TSE também reformou outra decisão do Regional, reconhecendo a fraude depois de ação apresentada pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

No entendimento do ministro André Ramos Tavares, relator da ação, a candidatura de Josefa Nita de Oliveira ao cargo de vereadora foi fictícia, uma vez que ela não teve votos, não realizou atos de campanha e tampouco apresentou prestação de contas.

Por isso, o vereador de Novo Gama, Gustavo Souza Cerqueira, Guto Souza, foi cassado e corre no meio político da cidade, que pode assumir em seu lugar Ewerton Vidal. Caso isso ocorra, o prefeito da cidade, Carlinhos do Mangão (PL) ganha mais um parlamentar à sua base, que já conta com 13. 

“Realmente é um ganho, caso seja isso mesmo que ocorrer depois da recontagem de votos”, comenta o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Jordão (PL), em entrevista ao jornal O Hoje. “A gente já tem tido um trabalho importante de apoio ao prefeito”, diz ele. 

E o prefeito Carlinhos do Mangão, também do PL, concorda. “A Câmara tem feito o seu trabalho de fiscalizar, mas também de ajudar a gestão com aprovação dos projetos”, conta o mandatário, que tem, pela frente, a corrida eleitoral em prol da reeleição em 2024. 

Mangão, inclusive, não terá muitas dificuldades. Como se sabe, a região tem aprovado a sua gestão. Como o próprio gosta de gabar-se, ao menos 84% da população aprova, até aqui, o modo dele, que é ex-deputado estadual, de gerir a cidade. 

Por isso, ele tem otimismo sobre. “A gente tem obras pela cidade e, com a ajuda dos vereadores, uma força para administrar”, disse ele ao O Hoje. Sobre as eleições, ele está satisfeito com o que tem sido feito para construir uma chapa forte. 

Até o momento, alguns dos nomes mais importantes da política goiana já declararam apoio a ele, como o próprio governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), os senadores Wilder Morais (PL) e Jorge Kajuru (PSB); a deputada federal Magda Moffato, que preside o PRD, sigla que surgiu após a fusão entre PTB e o Patriota.

Veja Também