Gustavo Mendanha vai a Brasília e oficializa retorno ao MDB

Ato sela decisão que foi anunciada em maio do ano passado ao lado de Caiado e Daniel

Postado em: 21-02-2024 às 10h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Gustavo Mendanha vai a Brasília e oficializa retorno ao MDB
O retorno ao MDB sela uma decisão que foi anunciada em maio do ano passado ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia | Foto: Luiz F. Cervi/Divulgação

Felipe Cardoso e Gabriel Neves 

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha foi a Brasília para assinar a ficha de filiação para retornar ao MDB. A oficialização do ato ocorreu na manhã desta terça-feira (20) e contou com a presença dos presidentes dos diretórios nacional e estadual do partido, o deputado federal Baleia Rossi (SP) e o vice-governador Daniel Vilela. A deputada federal Marussa Boldrin (MDB) também estava presente. 

O retorno ao MDB sela uma decisão que foi anunciada em maio do ano passado ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Mendanha estava, até então, no PRD (antigo Patriota), partido ao qual se filiou para disputar as eleições de 2022 ao governo de Goiás. 

Continua após a publicidade

Havia uma expectativa de que Mendanha fizesse uma festa simbólica para celebrar o retorno ao partido que ele próprio diz ser “sua casa”. No entanto, conforme apurou O HOJE, por questões de logística e de agenda, o ato teve de ser na sede do MDB, em Brasília, em tom mais discreto e reservado. 

Uma outra motivação para isso seria também dar fim aos rumores sobre as questões partidárias desde que ele declarou apoio à pré-candidatura de Jânio Darrot à Prefeitura de Goiânia. Contudo não é descartado, nos bastidores, a possibilidade de Mendanha fazer um evento em Goiânia, posteriormente, para comemorar o retorno à sigla. 

“Feliz de retornar ao partido ao qual fui filiado por quase duas décadas; partido do saudoso Maguito Vilela, de meu pai, de Iris Rezende, e onde tive a oportunidade de ser eleito duas vezes para o cargo de vereador, duas vezes para o cargo de prefeito”, disse Mendanha ao O HOJE. “É uma alegria poder estar junto novamente com Daniel [Vilela] e tantos outros companheiros importantes. Eu já estava ajudando o partido, com o governador Ronaldo Caiado, e retorno com a missão de ajudar o partido a continuar sendo importante e ter várias candidaturas que possam representar o sentimento do povo goiano.” 

Nas redes sociais, Mendanha fez um post sobre o retorno ao MDB e destacou que seguirá o projeto de união ao lado de Caiado e será “soldado combatente” nas missões dadas a ele pelo partido. Na mesma publicação, o ex-prefeito afirmou que foi na sigla que ele formou suas “diretrizes por um mundo melhor” e que sempre procurou “participar dos debates propositivos, mas não me refutei quando fui convocado para a batalha, como um bom e velho emedebista”. Mendanha agradeceu ao presidente estadual do PRD, Jorcelino Braga, pelo tempo na antiga legenda.

Filho do ex-deputado Léo Mendanha, quadro histórico do MDB em Goiás, foi fora da legenda que Gustavo Mendanha construiu candidatura ao governo estadual e foi o principal adversário de Caiado nas eleições de 2022, em que ficou em segundo lugar. Na mesma época, rompeu relações com o então candidato a vice, Daniel Vilela. Foi de Vilela, porém, que partiu o convite para que Mendanha retornasse ao MDB. O filho de Maguito assinalou que o ex-prefeito teria importância para consolidar um projeto em comum para Aparecida, Goiânia e outros municípios de Goiás.

Também pelas redes sociais, o vice-governador compartilhou sobre a oficialização do retorno de Mendanha ao partido. “Sua filiação fortalece nossa sigla e reafirma nosso compromisso com a construção de um Estado cada vez mais desenvolvido. Juntos, seguiremos trabalhando pelo progresso e bem-estar dos goianos”, escreveu Vilela no Instagram. 

Veja Também