Depoimentos despertam preocupação entre candidatos de direita sobre a participação de Bolsonaro nas campanhas municipais

Retirada do sigilo de depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro aumenta temores entre candidatos às eleições municipais de 2024

Postado em: 17-03-2024 às 18h28
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Depoimentos despertam preocupação entre candidatos de direita sobre a participação de Bolsonaro nas campanhas municipais
O pré-candidato Gustavo Gayer (PL) é o representante do bolsonarismo na capital goiana | Foto: Isac Nóbrega/PR

Candidatos às eleições municipais deste ano estão apreensivos com a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser impedido, por decisões judiciais, de participar ativamente das atividades rumo ao pleito de outubro de 2024. O receio cresceu após a retirada, na última sexta-feira (15), do sigilo de seus depoimentos à Polícia Federal, no contexto das investigações sobre uma suposta trama golpista.

Integrantes das campanhas expressam preocupação com a perspectiva de Bolsonaro ter que lidar com questões jurídicas, o que poderia desviar a atenção e esforços do ex-presidente para encontrar uma linha de defesa diante das acusações de liderar uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Apesar das investigações em curso, vários candidatos a prefeituras, principalmente de capitais, foram informados por Bolsonaro que ele participaria ativamente das campanhas. O ex-presidente até indicou a membros de seu partido que planeja eleger ao menos mil prefeitos alinhados com sua frente política.

Continua após a publicidade

Em um cenário de aparente normalidade, Bolsonaro prosseguiu com uma série de eventos eleitorais na sexta-feira (15), visitando cidades da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. No último sábado (16), o ex-presidente participou do lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à prefeitura do Rio, na quadra da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, às 11h.

Apesar da divulgação dos depoimentos, auxiliares de Bolsonaro estão planejando novos eventos de pré-campanha em Goiás – como o Deputado Federal e pré-candidato, Gustavo Gayer (PL), como representante do bolsonarismo no Estado – Paraná e Santa Catarina, na expectativa de que as agendas sejam mantidas.

Veja Também