Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Aras será o novo PGR e substituirá Raquel Dodge

Ele ficará no cargo pelos próximos dois anos, com a possibilidade de ser reconduzido por mais dois

Postado em: 05-09-2019 às 16h50
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Aras será o novo PGR e substituirá Raquel Dodge
Ele ficará no cargo pelos próximos dois anos, com a possibilidade de ser reconduzido por mais dois

Da Redação

O novo procurador-geral da República é o subprocurador Augusto Aras, que foi comunicado da escolha pelo Planalto na tarde desta quinta-feira (5). Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Aras não constava da lista tríplice eleita pelos membros do Ministério Público Federal (MPF). Ele substituirá Raquel Dodge e ficará no cargo pelos próximos dois anos, com a possibilidade de ser reconduzido por mais dois.

Aras sempre foi o favorito para ocupar o cargo de PGR, mas sua indicação contrariava uma parte da ala bolsonarista, que o identifica como um “nome de esquerda”. Isso porque o subprocurador chegou a ser cogitado para o Supremo Tribunal Federal (STF) durante o governo de Dilma Rousseff (PT), conforme apontavam matérias jornalísticas da época.

Continua após a publicidade

Nos últimos dias, porém, seu nome ganhou ainda mais força graças ao seu alinhamento às questões ambientais, tema que gerou uma das maiores crises do governo Bolsonaro, após a disparada das queimadas na Amazônia. Veio de Aras, por exemplo, a ação do Ministério Público Federal (MPF) para resolver o caso do linhão de Manaus/BoaVista, travado há anos por impasses com os povos indígenas. 

Por não compor a lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), Aras sempre correu por fora. Conforme adiantado pelo Correio, o novo PGR poderá favorecer o ex-deputado Alberto Fraga, amigo do subprocurador e intermediário dos encontros de Aras com o presidente.

* Com informações do jornal Metrópoles

Veja Também