Olimpíada de Robótica está com inscrições abertas para estudantes de todo o País

Alana Gandra (Repórter da Agência Brasil) Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o País podem

Postado em: 17-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Alana Gandra

(Repórter da Agência Brasil)

Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o País podem se inscrever, até o próximo dia 20 de maio, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no site, que neste ano tem a coordenação-geral da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No ano passado, quando a OBR completou dez anos, a coordenação coube à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Continua após a publicidade

O coordenador-geral da edição deste ano da olimpíada, professor Rafael Vidal Aroca, da UFSCar, disse à Agência Brasil que, também, escolas de atividades extracurriculares, como organizações não governamentais (ONGs) que dão aulas extras, podem participar do certame. As provas teóricas começam, em junho, na escola do aluno inscrito. A organização da OBR envia o material, “a própria escola aplica a prova, manda os resultados para a coordenação, a gente faz a pontuação e envia as medalhas, a premiação”, disse Aroca.

Ele esclareceu que não há obrigatoriedade de o aluno fazer a prova teórica para concorrer na prova prática, programada para o período de 8 a 11 de novembro, em Curitiba, no Paraná, onde ocorrerá também a final da competição. “Elas são independentes”, disse. Isso ocorre porque, às vezes, a escola ou os alunos não têm recursos para construir um robô. “Então, ele faz só a prova teórica, porque ela já traz conceitos, explicações, sobre robótica. É uma oportunidade totalmente gratuita de a escola envolver os alunos com a robótica”.

Como a prova prática exige que se construa um robô, a OBR admite a possibilidade de alguma empresa ou entidade patrocinar a construção do protótipo. A maioria das escolas compra material para os alunos que, muitas vezes, fazem ‘vaquinha’ (coleta de dinheiro) ou pedem ajuda aos pais, afirmou Aroca.

Em sua 11ª edição, a OBR espera suplantar com vantagem o resultado do ano passado, que registrou 111.287 estudantes inscritos e 2.968 equipes inscritas na prova prática. O crescimento, segundo o coordenador-geral, está sendo “exponencial” nos últimos cinco anos. Daí, a expectativa para 2017 é atingir 135 mil inscrições.

Novidades

Neste ano, a OBR traz muitas novidades para motivar os alunos, dentre elas, o prêmio ‘maker’ para a equipe que construir um robô com o menor número de peças de kits prontos, informou Aroca. Outra novidade são os desafios surpresa que acontecerão nas provas práticas, em que tarefas especiais serão sorteadas na hora dos eventos para que as equipes façam adaptações em seus robôs.

Alguns Estados farão também a integração da OBR com a Mostra Nacional de Robótica (MNR) que, neste ano, perdeu o apoio do governo federal. “O organizador regional ou estadual vai se responsabilizar por montar uma mostra na região dele”. Exemplos já acertados são da Bahia, do Paraná, de Mato Grosso e do interior de São Paulo. A coordenação-geral está procurando ajudar no que for possível, excetuando recursos financeiros, para dar oportunidade para os alunos mostrarem o que estão criando para benefício da comunidade, dentro e fora da escola.

O robô construído para disputar a modalidade prática da OBR participa da simulação de um desastre natural. As equipes de estudantes têm a missão de construir um robô inteligente, sem uso de controle remoto, com um software interno que o torne capaz de andar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las para um local seguro. Outra atividade nova que a OBR traz prevê que as equipes poderão criar um diário ou ‘blog’ no Facebook.  

Veja Também