Rivalidade centenária

Primeiros colocados das Eliminatórias, Brasil e Uruguai se enfrentam, em Montevidéu

Postado em: 23-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Rivalidade centenária
Primeiros colocados das Eliminatórias, Brasil e Uruguai se enfrentam, em Montevidéu

Felipe Bonfim

Brasil e Uruguai escrevem hoje mais um capítulo na história de rivalidade entre as seleções. As equipes se enfrentam às 20 horas (horário de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu, em duelo válido pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia. O primeiro confronto entre os países já tem mais de um século. A Celeste levou a melhor com vitória de 2 a 1, em La Plata, na Argentina, em 12 de julho de 1916, válida pela Copa América. De lá para cá, no entanto, os brasileiros exerceram a sua superioridade e levam vantagem no retrospecto. São 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas.

O confronto dessa noite é decisivo para a classificação do Brasil para o Mundial no ano que vem. Apesar de ainda não garantir matematicamente a vaga com uma vitória, a equipe de Tite fica muito próxima do objetivo.

Continua após a publicidade

A seleção lidera com 27 pontos, seguida por Uruguai (23), Equador e Chile (20), Argentina (19) e Colômbia (18). Com um triunfo, o time brasileiro chega a 30 e ainda com cinco rodadas a serem disputadas, seria possível, mesmo que com uma combinação improvável de resultados, ser ultrapassado pelos adversários na luta pela classificação.

Tite, no entanto, considera 28 pontos como sendo o número mágico para chegar ao Mundial. Nas últimas quatro edições da Copa, o Uruguai foi o quinto colocado e foi à repescagem, tendo somado 27 (2002), 25 (2006), 24 (2010) e 25 (2014) pontos. Dessa forma, o treinador do Brasil acredita que um empate em Montevidéu seja o suficiente para ir à Rússia.

Para o confronto, a seleção deve ter apenas uma mudança em relação à formação considerada titular pelo comandante. O atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, ainda se recupera de lesão no tornozelo e será substituído por Firmino, do Liverpool. “Acho que temos um futebol parecido, isso é bom. Gabriel teve a infelicidade de se machucar. Mas eu estava nas outras convocações. Já vinha entrando bem e ajudando. Estou preparado. Para mim significa tudo, uma ótima oportunidade. Se o professor optar por mim, vou dar o meu melhor”, disse Firmino.

Desfalque

Se o Brasil não conta com Gabriel Jesus, o Uruguai também tem baixa importante. O atacante Luis Suárez, do Barcelona, está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo e não entrará em campo. Ele deve ser substituído por Diego Rolan. Cavani, outra estrela da Celeste, reconhece que a perda do companheiro é importante, mas acredita que o grupo é forte o suficiente para manter o nível.

“Jogamos muitas partidas recentes sem jogadores importantes. Por isso que o treinador sempre convoca os melhores. Já demonstramos que estamos preparados para superar essas ausências. Minha posição muda sem ele, sim. Depende da característica do jogador que vai entrar, a adaptação é diferente”, disse. 

Ficha Técnica:

Jogo: Uruguai x Brasil 

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai. Árbitro: Patricio Loustau (Argentina). Assistentes: Diego Bonfa (Argentina) e Gustavo Rossi (Argentina) 

Uruguai: Martín Silva; Maxi Pereira, Coates, Godín e Gastón Silva; Arévalo Ríos, Vecino, Álvaro González e Carlos Sánchez; Diego Rolan e Cavani

Técnico: Oscar Tabárez

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Roberto Firmino

Técnico: Tite 

Veja Também