Goiás mira novo objetivo na Série B do brasileiro

Ainda que a principal missão seja voltar à Série A, alviverde começa a flertar com as chances do tricampeonato da segunda divisão

Postado em: 17-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás mira novo objetivo na Série B do brasileiro
Ainda que a principal missão seja voltar à Série A, alviverde começa a flertar com as chances do tricampeonato da segunda divisão

*Luiz Felipe Mendes

N a Série B deste ano, os goianos estão fazendo um campeonato à parte, todos na briga por uma vaga na elite nacional da próxima temporada. Com uma troca constante de posições na tabela de classificação, no momento é o Goiás que ocupa o posto mais alto. Em terceiro lugar, o alviverde segue sua caça ao retorno para a Série A e inicia a semana mirando a Ponte Preta na próxima sexta-feira, em embate que vai ocorrer no Estádio Olímpico.

Continua após a publicidade

Se o Goiás tivesse iniciado a segunda-feira com a pressão de ter perdido ou empatado o clássico, a situação seria totalmente diferente. No jogo contra o Atlético, os rivais saíram na frente e, naquele intervalo de tempo, o esmeraldino permanecia fora do G-4, atrás dos dois companheiros de estado. Quando buscou o empate, a entrada na zona do acesso foi garantida, mas o triunfo fez com que o time da Serrinha ultrapassasse o próprio rubro-negro e encostasse nos líderes do campeonato.

Além do mais, os resultados da 28ª rodada conspiraram a favor da equipe comandada por Ney Franco. Na ponta, o Fortaleza perdeu para o Sampaio Corrêa. No início da semana passada, o CSA foi batido pelo Vila Nova. Com isso, se o Goiás superar a Ponte Preta no fim da semana e os adversários diretos citados acima tropeçarem, o líder da Série B passa a ser o alviverde goiano. E novamente o time quer contar com uma ajudinha do principal rival, sendo que o Vila enfrenta justamente o Fortaleza. O CSA, por sua vez, visita o Guarani.

A campanha já é bastante parecida com as dos principais postulantes ao título. O Goiás é aquele com mais vitórias no torneio, 14, juntamente com o Fortaleza. No índice de gols marcados possui 38, um a menos que Fortaleza e Atlético, os melhores no quesito. É na marca de gols sofridos que ele destoa, pois já teve a rede vazada em 33 oportunidades, enquanto Fortaleza e CSA tiveram 27 e 29 gols sofridos, nesta ordem. O dono do melhor setor defensivo, o Vila Nova, sofreu apenas 18 gols. Com um equilíbrio não tão bom entre ataque e defesa, o saldo de gols é o terceiro pior entre os oito primeiros colocados.

O próximo adversário do Goiás não está em seus melhores momentos. A Macaca iniciou a Série B como uma das cotadas a subir, mas não é o que vem sendo traduzido em campo. Nos últimos cinco jogos, por exemplo, a Ponte perdeu um e empatou quatro, somando míseros quatro pontos em 15 possíveis. É a hora de o alviverde emendar a boa maré para se possível subir ainda mais de patamar na competição nacional e ficar mais perto do principal objetivo de 2018.

 Atlético inicia venda para jogo de amanhã

 Bola para frente porque não é uma derrota que vai abalar o Atlético, que está indo bem na Série B do Brasileiro. E para não perder forças na competição, o Dragão mede forças com o Juventude amanhã no Estádio Antônio Accioly, às 19h15. Os ingressos para a partida começam a ser vendidos hoje, com promoção especial da diretoria para que a força da torcida empurre o rubro-negro em direção a mais uma vitória no campeonato nacional.

O preço estabelecido para o confronto de amanhã à noite foi de R$ 20. Porém, a costumeira promoção da Timemania continua. Os torcedores que assinalarem o Atlético como time do coração em dois bilhetes da Timemania e apresentarem no ato da compra e na entrada ganham o direito à meia-entrada. Os postos de venda são o CT do Dragão, das 8h30 às 18 horas de hoje e das 8h30 às 17 horas de amanhã, o Antônio Accioly, em quase os mesmos horários, com a diferença de que é possível adquirir entradas até a hora do jogo a partir de 8h30 de amanhã. Além disso, a venda está disponível na internet.

No atual cenário, os três pontos são indispensáveis para o Atlético. Na quarta colocação, com 43 pontos, o time é seguido de perto pelo Vila Nova, com a mesma pontuação, o Avaí, com 42, e o Guarani, com 41. O Juventude, por outro lado, vive o fantasma da zona de rebaixamento, em 18º, e embora os gaúchos também necessitem de uma vitória, o Dragão não pode desperdiçar pontos contra equipes em situação pior no campeonato. Resta agora fazer a sua parte na temporada.

 

Vila Nova faz as contas para entrar no G4

Tudo bem que a vitória do Goiás sobre o Atlético tirou o Vila Nova do G-4, mas isso não quer dizer que o clima alvirrubro seja de lamentação. O Tigre está bem vivo na Série B, e a próxima rodada pode fazer com que a equipe fique ainda mais viva no campeonato. Na sexta-feira, o time colorado enfrenta ninguém mais, ninguém menos que o Fortaleza, líder do torneio, dentro da capital cearense. O desafio é grande, mas a recompensa pode ser ainda maior.

Hora de fazer as contas. Do que o Vila precisa para terminar a próxima rodada dentro da zona de acesso para a Série A? Bom, o mais importante é bater o Leão, ainda que seja uma tarefa complicada. Se isso acontecer, o Tigre chegaria aos 46 pontos, colado no próprio Fortaleza, com 47, brigando lá em cima. Porém, CSA, Goiás e Atlético estão na sua frente, e seus resultados são importantes para o destino alvirrubro. O CSA pega o Guarani fora de casa, o Goiás enfrenta a Ponte Preta e o Atlético recebe o Juventude.

Primeiramente, não há como o Vila ultrapassar o CSA nesta rodada, pois o mesmo possui duas vitórias a mais. Para deixar o rival alviverde para trás, este último precisa perder para a Macaca. No caso do Atlético, se o Vila ganhar e o Dragão empatar, a vantagem fica com a equipe colorada. Analisando agora os cenários ruins, em caso de empate ou derrota o Tigre pode cair até mesmo para a sétima posição, pois Avaí e Guarani vêm logo atrás. De fato é uma semana decisiva na Série B, a 11 rodadas do fim da Série B de 2018.

 

 

Veja Também