Fluminense joga hoje pela Copa Sul-Americana

O Tricolor Carioca é o último brasileiro a decidir sua classificação na primeira fase do torneio continental, contra o Antofagasta, às 19h15

Postado em: 21-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fluminense joga hoje pela Copa Sul-Americana
O Tricolor Carioca é o último brasileiro a decidir sua classificação na primeira fase do torneio continental, contra o Antofagasta, às 19h15

*Luiz Felipe Mendes

Ainda em fevereiro, times brasileiros entraram em campo pela Sul-Americana para tentar a classificação para a segunda etapa da competição. Bahia, Santos e Chapecoense não conseguiram superar seus adversários nos jogos de ida e volta e foram eliminados logo de cara. Corinthians e Botafogo, por outro lado, obtiveram a classificação. Para fechar a maratona tupiniquim, o Fluminense visita hoje o Antofagasta-CHI, às 19h15, no Estádio Regional Calvo y Bascuñan.

Continua após a publicidade

No dia 26 de fevereiro, o Flu recebeu o Antofagasta no Maracanã e empatou sem gols. Como tinha compromissos pela Copa do Brasil e Campeonato Carioca, suas datas foram remanejadas e jogadas para março. A missão, porém, continua a mesma: tentar um bom resultado fora de casa para conseguir passar com tranquilidade. Dentro da cidade de mesmo nome, o Antofagasta possui a vantagem de estar decidindo em seu território, mas os brasileiros têm a vantagem da igualdade no placar, pois existe o gol fora de casa como critério de desempate. Ou seja, 1 a 1, 2 a 2, 3 a 3 e assim por diante dão a vaga para os cariocas, mas um novo 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Caso a partida não termine e empate, aquele que vencer segue vivo no campeonato.

A escalação do técnico Fernando Diniz deve ter poucas surpresas. A única substituição forçada é a do zagueiro Digão, que está lesionado. Em seu plantel, Diniz tem as opções de Frazan e Paulo Ricardo, mas ele não confirmou quem vai começar jogando. Ainda existe a possibilidade de improvisação, mas as chances são remotas disso acontecer. A tendência é que ele entre com a seguinte formação: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Frazan (Paulo Ricardo) e Caio Henrique; Airton, Bruno Silva e Paulo Henrique Ganso; Luciano, Everaldo e Yony González. O defensor Matheus Ferraz, aliás, falou sobre a zaga que não será a titular. “O entrosamento não vai ser o ideal, tanto na zaga quanto as outras peças. Mas a vontade vai atravessar a questão do entrosamento. É um jogo que requer muita motivação”, analisou.

A temporada de 2019 do Fluminense até o momento vem tendo altos e baixos. Foram 15 jogos disputados, com nove vitórias, quatro empates e duas derrotas – coincidentemente, as duas foram sofridas diante do Vasco, pela Taça Guanabara. Uma delas, inclusive, foi na final do campeonato, que rendeu o título para o Cruz-Maltino. Entre os bons momentos do Flu, destaca-se a heroica ida para a final da Taça Guanabara, quando bateu o Flamengo nos minutos finais do duelo, e a força da equipe na Copa do Brasil até aqui, goleando o River-PI e despachando o Ypiranga-RS. Embora as atenções estejam voltadas para o confronto de logo mais, o Fluminense está numa série difícil de jogos. No último fim de semana, jogou um clássico contra o Botafogo, que terminou em 1 a 1, e hoje tem embate decisivo contra o Antofagasta. Depois disso, no domingo, o clube enfrenta ninguém menos que o maior rival Flamengo, pela sexta e última rodada da Taça Rio do Campeonato Carioca.

 

Veja Também