Vagner Mancini relembra conquista e fala sobre a chegada dos clubes da Libertadores

O treinador foi campeão da Copa do Brasil em 2005 quando dirigia o Paulista-SP - Foto: Heber Gomes

Postado em: 25-09-2020 às 11h07
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Vagner Mancini relembra conquista e fala sobre a chegada dos clubes da Libertadores
O treinador foi campeão da Copa do Brasil em 2005 quando dirigia o Paulista-SP - Foto: Heber Gomes

Felipe André

O Atlético Goianiense conseguiu uma façanha na noite desta última quinta-feira (25), quando eliminou o Fluminense e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil. Desde 2017 a equipe goiana não disputava a próxima fase da competição, mas naquela ocasião havia sido campeão da Série B no ano anterior e entrou diretamente nas oitavas. Desde 2010 a equipe não iniciava o torneio na primeira fase e chegava as oitavas, naquele ano, o rubro-negro só foi eliminado na semifinal, para o Vitória.

Desde 2010 muitas coisas mudaram e também na Copa do Brasil. Uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agora permite que as equipes que disputam a Libertadores entrem diretamente nas oitavas de final. A novidade para esse ano, ficou pelo fim da separação dos potes. Sendo assim, as equipes que já estavam no torneio nacional, podem enfrentar quem também já estava, e quem chega da Libertadores, também pode enfrentar quem estava na Libertadores.

Continua após a publicidade

“Eu tive a oportunidade de chegar ao título na Copa do Brasil (2005), enfrentando seis equipes da Série A e o Paulista, na ocasião era um clube de Série B. A competição quando conta com equipes que retornam na Libertadores, ela desequilibra um pouco, pois quem está no torneio continental, tem um orçamento muito maior. Ao mesmo tempo, equilibrou um pouco o fato de não ter mais dois potes, qualquer sorteio pode beneficiar A ou B. É muito duro quando passa de fase, diante de uma sequência de jogos duríssima, e pega um time que vem da Libertadores. A CBF acertou ao não ter mais pote de Libertadores e pote de quem já estava. Agora esperamos o sorteio. O mais importante é jogar do jeito que jogamos, isso nos credencia a enfrentar qualquer equipe. Os adversários vão ter dificuldade com a gente também”, destacou Vagner Mancini.

O sorteio acontece na próxima quinta-feira (1º), às 11h30 (horário de Brasília), na sede da CBF. Os cinco clubes que estavam na disputa da Copa do Brasil e avançaram: América-MG, Atletico Goianiense, Botafogo, Ceará e Juventude, ganham a companhia das equipes da Libertadores: Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. Além deles, o Red Bull Bragantino, campeão da Série B, Cuiabá, campeão da Copa Verde, e o Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste, também entram diretamente nas oitavas de final. Os jogos serão disputados nas semanas de 28 de outubro e 4 de novembro. 

Veja Também