Segunda-feira, 08 de julho de 2024

CEF lança aplicativo para acessar o FGTS

A Caixa Econômica Federal lançou ontem o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS),  para que os trabalhadores possam

Postado em: 01-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: CEF lança aplicativo para acessar o FGTS

A Caixa Econômica Federal lançou ontem o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS),  para que os trabalhadores possam consultar seu extrato no fundo. O lançamento foi feito durante a reunião do conselho curador do FGTS no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Segundo a vice-presidente interina de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira, esse será um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, mas o envio do extrato em papel e por SMS será mantido. “Ele [o contribuinti] pode optar por não receber mais em papel”, explicou, dizendo que mais de 76 milhões de brasileiros já usam smartphones.

Continua após a publicidade

Em comemoração aos 50 anos do FGTS, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, lançam aplicativo para consulta de informações sobre o PIS e

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, lançam aplicativo para consulta de informações sobre o PIS e o seguro-desempregoElza Fiúza/Agência Brasil

“O trabalhador passará também a ser o fiscal da sua própria conta para que possa falar com seu empregador, se necessário, em caso de atraso ou erro de processamento [no pagamento do FGTS]”, explicou.

Para acessar a ferramenta é necessário fazer um cadastro onde o trabalhador deve criar uma senha de acesso e informar o Número de Identificação Social (NIS). Esse número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o empregador ou nas agências da Caixa.

O aplicativo do FGTS foi lançado em comemoração aos 50 anos do fundo, criado em 13 de setembro de 1966. O FGTS protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho onde o empregador deposita um valor mensalmente. Os recursos também podem ser sacados para aquisição da casa própria ou no momento da aposentadoria.

“O FGTS tornou-se uma das mais importante fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda. Ele também é uma fontes de financiamento de infraestrutura do País”, informou a Caixa.

 

Veja Também